Links de Acesso

Kofi Annan Apelou a Israel Para Levantar Bloqueio


O secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan apelou a Israel para levantar o bloqueio aéreo e marítimo do Líbano. O primeiro ministro de Israel sublinhou que o bloqueio só será levantado quando for integralmente aplicado o cessar fogo da ONU, e forem libertados os dois soldados israelitas capturados pelo Hezbollah.

Kofi Annan foi recebido hoje pelos principais elementos da liderança israelita, no prosseguimento da digressão pelo Médio Oriente que o levou ao Líbano e a Israel.

Annan manteve conversações com o presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, antes de seguir nos próximos dias para a Jordânia, o Irão e a Síria.

Numa conferencia de imprensa conjunta com o primeiro ministro israelita, Ehud Olmert, Annan apelou a Israel para levantar o bloqueio aéreo e marítimo do Líbano.

‘Tem importância não apenas pelo efeito económico que tem exercido sobre o país, como igualmente importante para reforçar o governo democrático do Líbano, com quem Israel sublinha não ter qualquer problema’.

Annan referiu que nas discussões com entidades libanesas colocou uma das principais preocupações de Israel sobre o levantamento do bloqueio –que o Hezbollah possa começar a receber novos carregamentos de armas.

‘Compreendo a questão do armamento – que as armas não entrem quer pelos aeroportos, ou os portos ou através das fronteiras. Posso assegurar que nas minhas discussões as autoridades libanesas encaram a questão com muita seriedade e que tencionam adoptar medidas para lhe fazer frente. No, entretanto acredito que o bloqueio deverá ser levantado’.

Por seu lado, Ehud Olmert que não respondeu directamente ao apelo de Annan, sustentou que Israel espera a aplicação total da resolução de cessar fogo da ONU. O primeiro ministro israelita referiu que tal significa que Israel não tomará qualquer acção até que os dois soldados sejam libertados pelo Hezbollah.

‘O teste crucial com que a comunidade internacional se confronta reside na completa aplicação da resolução 17 – 01. Israel está totalmente comprometido com as suas obrigações descritas na resolução. O aspecto mais importante da aplicação da resolução 17 – 01 reside na libertação incondicional dos soldados israelitas capturados’.

Annan indicou ter debatido a questão dos presos israelitas com elementos superiores do governo libanês, incluindo com representantes do Hezbollah no governo libanês.

O secretario geral da ONU solicitou ainda a Israel a retirada das restantes tropas do Líbano, após a entrada e tomada de posições de cerca de cinco mil elementos da ONU.

O primeiro ministro israelita recusou-se a estabelecer um calendário para a retirada completa das tropas israelitas do Líbano, sustentando uma vez mais que Israel só agirá após a aplicação total da resolução 17 – 01 das Nações Unidas.

XS
SM
MD
LG