Links de Acesso

Darfur: Jendayi Frazer Reuniu-se com Presidente Sudanês    


A Secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Jendayi Frazer, reuniu-se com o presidente Omar al-Bashir, do Sudão, em Cartum, para lhe entregar uma mensagem do presidente Bush sobre o conflito de Darfur e sobre o futuro das relações bilaterais. O Departamento de Estado afirma que o líder sudanês prometeu enviar um emissário especial a Washington com a resposta à mensagem de Bush.

Frazer teve que esperar um dia mais em Cartum para conseguir avistar-se com o presidente al-Bashir, que tem vindo a resistir transformar a actual missão da União Africana em Darfur numa missão da ONU.

O encontro de duas horas entre a enviada americana e o presidente sudanês teve lugar na sua residência particular e foi descrita como franca e bastante boa.

Fontes do Departamento de Estado afirmam continuar optimistas de que, apesar das objecções levantadas, o Sudão irá acabar por aceitar a conversação da força da União Africana, que termina em Setembro, numa operação de manutenção da paz da ONU em larga escala.

O Sudão tem-se oposto à ideia e tem mesmo ameaçado resistir ao envio das forças da ONU através da força. Mas um destacado funcionário do governo americano disse aos jornalistas que, durante o encontro com Frazer, al Bashir não deu murros na mesa nem reiterou as suas declarações belicosas, opondo-se à transição.

Aquela mesma fonte adiantou que, enquanto as conversações com o Sudão sobre Darfur têm sido difíceis e arrastadas, foram conseguidos avanços e expectativa em Washington de que o governo de Cartum, em última análise, aceite a força da ONU no país.

Notícias provenientes de Cartum referem que a Administração Bush se ofereceu para desistir das sanções económicas contra o Sudão para além de retirar este país da lista dos Estados patrocinadores de terrorismo, caso concorde em aceitar a força de manutenção da paz da ONU.

Durante uma conferência de imprensa, o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tom Casey, diz haver um antecedentes dado que uma missão da ONU se encontra no Sudão a observar a aplicação do acordo de paz Norte-Sul celebrado no ano passado: “Existe já uma força da ONU no Sudão para ajudar a pôr em prática o acordo Norte-Sul. O acordo de paz de Darfur requer especificamente o reforço daquelas forças e a sua expansão para que tenham capacidade para implementarem o acordo.”

Notícias provenientes de Cartum referem que a Administração Bush se ofereceu para desistir das sanções económicas contra o Sudão para além de retirar este país da lista dos Estados patrocinadores de terrorismo, caso concorde em aceitar a força de manutenção da paz da ONU.

O porta-voz do Departamento de Estado recusou-se a elaborar quanto ao conteúdo da mensagem enviada pelo presidente Bush a al-Bashir, mas comentou que muitas coisas podem acontecer no âmbito das relações EUA-Sudão, desde que sejam feitos progressos em Darfur.

Numa outra questão relacionada, Tom Casey disse que Frazer levantou, entre outras coisas, no encontro com o presidente sudanês o caso da prisão, em Darfur, no início do mês, do jornalista Paul Salopek, do “Chicago Tribune”, acusado de espionagem e de ter entrado em território sudanês sem um visto. O presidente al-Bashir concordou em rever o caso do jornalista, de acordo com um despacho da agência noticiosa oficial sudanesa.
XS
SM
MD
LG