Links de Acesso

Gostaríamos De Mudar A Liderança


Três deputados do Knesset (o parlamento israelita) foram recentemente expulsos da sala por interromperem tempestuosamente um discurso do primeiro-ministro Ehud Olmert. Uma sondagem de opinião publica feita pelo maior jornal israelita (o YEDIOT AHARONOT) indica que 63 por cento das pessoas inquiridas querem que Olmert se demita.

Mira Slasky é a mãe de um soldado que morreu no conflito com o Hezbollah.

“A situação no país é desesperada e gostaríamos de mudar toda a liderança. Sentimos que eles falharam, todos tem de ir para casa, desde o primeiro-ministro até aos chefes do exército”.

O primeiro-ministro Olmert e o ministro da Defesa Amir Peretz tinham pouca experiência militar antes da guerra no Líbano. Foram responsabilizados por uma série de falhas durante o conflito.

Uri Dromi é analista político no Instituto Democrático de Israel em Jerusalém.

“As pessoas presentemente estão muito frustradas e sentem, especialmente os reservistas que regressaram da frente de combate, que foram induzidos em erro. Não houve consistência, houve falta de liderança, ziguezagues, uma série de falhas na preparação para as operações terrestres”.

Muitos soldados reservistas expressaram publicamente as suas queixas sobre o governo. Paul Scham, um analista israelita no Instituto para o Médio Oriente em Washington DC, disse que os reservistas desempenham um papel tradicional na política israelita.

“Ao contrario de qualquer outro país, a maioria dos israelitas do sexo masculino são militares reservistas, muitos deles oficiais na reserva, alguns deles com postos bastante elevados. São pessoas que nos seus deveres militares são soldados. Mas na vida real são pessoas que desempenham um papel político e são muito cientes disso”.

Scham sublinhou que protestos dos soldados ajudaram a fazer cair o governo da primeiro-ministro Golda Meir depois da guerra do Médio Oriente em 1973. Mas acrescentou não haver consenso entre os israelitas para um substituto para Ehud Olmert.

O primeiro-ministro Olmert autorizou um inquérito publico a conduta da guerra no Líbano. A investigação que Olmert autorizou não chega para alguns críticos. Muitas pessoas advogam a criação de uma comissão estatal com poderes para demitir membros do governo.

XS
SM
MD
LG