Links de Acesso

Cuba Em Fase de Transição


A administração Bush afirma que Cuba está a ser submetida a uma transição política de facto enquanto o presidente Fidel Castro está a recuperar de uma operação cirúrgica e cabe ao povo cubano decidir o futuro do seu país.

O Secretário de Estado Assistente americano para as Questões do Hemisfério Ocidental, Tom Shannon, disse que os EUA estão a acompanhar atentamente os acontecimentos em Cuba com particular interesse desde que o presidente Fidel Castro cedeu temporariamente o poder ao seu irmão Raul, vai para mais de três semanas: “Estamos em crer que o que estamos a ver hoje em Cuba é, na realidade, uma lenta transferência do poder. Estamos a ver que Fidel Castro, dada a sua idade e o tipo de crise de saúde que atravessou, não parece, finalmente, estar em posição de regressar à gestão diária das questões do Estado da forma como o fez durante muitas décadas”.

Fidel Castro fez 80 anos na semana passada e as autoridades cubanas assinalaram a ocasião divulgando fotografias do presidente Castro, a única prova palpável até então de que ele estava vivo.

Shannon afirma que, enquanto Cuba espera para ver o que acontece ao homem que liderou aquela ilha desde a revolução comunista de 1959, as instituições do sistema totalitário de Cuba estão a atravessar um período de negociação no que toca à partilha do poder.

O Secretário de Estado Assistente americano afirma que Washington tem um papel a desempenhar ajudando Cuba a encaminhar-se em direcção á democracia, mas nota que esse papel tem que se jogado à margem do processo político: “O futuro de Cuba tem que ser determinado pelo povo cubano. Em última análise, nenhuma solução política pode ser imposta do exterior. É imperativo que o povo cubano seja capaz de escolher o seu futuro”.

Shannon reiterou que a posição da administração Bush é a de que os EUA irão avançar no sentido de restabelecer as relações diplomáticas com Havana e de pôr fim ao boicote económico imposto contra Cuba, caso uma democracia genuína seja estabelecida naquela ilha. O Secretário de Estado Assistente americano adiantou ainda que o fim do totalitarismo irá ajudar Cuba a voltar ao seio da Organização dos Estados Interamericanos, integrando-se melhor na região e na comunidade internacional como um todo.

Mas, aquele governante americano admite ser difícil prever que escolha irá o povo cubano fazer e que ainda se não fez ouvir o clamor popular exigindo uma drástica mudança política naquela ilha: “Obviamente que a abertura política e a democratização podem assumir várias formas. E nós estaremos muito interessados em ouvir a opinião do povo cubano acerca do que pretendem que venha a acontecer. Os comentários iniciais que recebemos de Cuba não parecem indicar um grande interesse. Mas nós, os EUA, estamos de ouvido à escuta.”

Desde que Fidel Castro cedeu o poder ai seu irmão, o governo cubano tem encorajado os cidadãos a demonstrarem a sua fidelidade ao regime comunista vigente. Forças de segurança extra foram colocadas em Havana, a capital, bem como noutros locais, mas não há notícia de quaisquer distúrbios.

As autoridades cubanas afirmam que Fidel Castro regresse ao desempenho das suas funções dentro de semanas ou de meses.
XS
SM
MD
LG