Links de Acesso

EUA: Quarta Presença no Mundial de Futebol


Os Estados Unidos estão presentes pela quarta vez num “Mundial” de futebol, tendo a sua melhor prestação acontecido em 2002 quando atingiram os quartos-de-final, onde foram derrotados pela poderosa Alemanha apenas por um a zero. Este ano na Alemanha, a selecção americana, dirigida por Bruce Arena, parece estar mais forte.

Os Estados Unidos, que fazem parte do Grupo “E” juntamente com a República Checa, Itália e Gana, estreiam-se na competição esta segunda-feira, dia 12 de Junho em Gelsenkirchen, defrontando a selecção checa. Uma das “estrelas” do “onze” dos Estados Unidos é Landon Donovan: “Somos suficientemente bons para ganhar os jogos, esta é a nossa mentalidade. Não se trata apenas de dar um pontapé na bola o mais longe possível e esperar que ela entre na baliza.”

Donovan, que tem 24 anos, é de opinião de que os Estados Unidos têm este ano a melhor selecção de todos os tempos:

“Estamos em forma, estamos prontos, estamos preparados, chegou agora a altura de jogarmos”

Ao longo do tempo, a selecção de futebol dos Estados Unidos tem granjeado popularidade no país e respeito no estrangeiro, encontrando-se presentemente classificada em quinto lugar no ranking mundial da FIFA.

O veterano guarda-redes Kasey Keller, que joga no Borússia Moenchengladbach, da primeira divisão alemã, tem desempenhado um grande papel no sucesso da selecção nacional de futebol dos Estados Unidos:“Temos uma média de alturas boa, temos boa velocidade, temos bons jogadores, por isso, penso que vamos ter um muito bom desempenho contra os nossos adversários”

Para Bruce Arena, o treinador seleccionador mais vitorioso na história do futebol dos Estados Unidos, será a sua segunda presença num “Mundial”: “Temos uma ideia na mente sobre o que é necessário para se ter sucesso num Mundial de futebol. O tipo de jogadores que é necessário ter, o tipo de qualidades que são necessárias, compreender a velocidade do jogo a este nível e a qualidade dos jogadores para se ter sucesso quando entram em campo”

Qualidades que Bruce Arena diz não se encontram em nenhum livro. Para além da experiência, Bruce Arena afirma que a sua equipa tem agora mais profundidade e mais versatilidade.

XS
SM
MD
LG