Links de Acesso

A Questão Nuclear: Administração Bush Diz que o Irão necessita de Tempo


Responsáveis da Administração Bush afirmam que deveria ser dado ao Irão tempo para considerar o pacote de incentivos destinado a pôr fim ao seu programa de enriquecimento de urânio.O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, afirma que Teerão irá necessitar de algum tempo para estudar a oferta e que a primeira resposta poderá não ser a última palavra: ”Eu advertiria contra chegar a conclusões apressadas até que a liderança no Irão tenha tido a oportunidade de estudar os pacotes de incentivos e de desincentivos oferecidos pela União Europeia com o apoio dos EUA”.

O plano foi elaborado pelas três nações europeias que têm vindo a negociar a questão nuclear com o Irão: a Grã-Bretanha, a França e a Alemanha, com o apoio dos EUA, da Rússia e da China. Detalhes da oferta não foram formalmente tornados públicos.

Durante um encontro com jornalistas, Tony Snow desvalorizou os comentários feitos, durante o fim de semana, pelo supremo líder iraniano, o ayatollah Ali Khamenei, o qual disse que o fluxo de petróleo iraniano poderia ser afectado caso os EUA tomem a decisão errada.

O porta-voz da Casa Branca previu que irá haver uma série de declarações feitas a partir de Teerão, ante s que as autoridades iranianas se pronunciem definitivamente. Disse Snow que, de momento, a Casa Branca não está nem optimista nem pessimista, mas apenas esperançada: ”É fácil fácil fazer comentários no vazio e eu tenho a impressão de que os irianianos irão chegar à conclusão que estão perante uma oferta séria e que é uma oferta que lhe oferece grandes coisas.”

O chefe da política externa da UE, Javier Solana, irá apresentar formalmente aquele pacote ao governo iraniano, em Teerão, ainda hoje.

Na semana passada, a Secretária de Estado Condoleezza Rice exortou o Irão a considerar cuidadosamente o plano, mas indicou que Teerão não irá ter um prazo ilimitado para responder a esta oferta.

As autoridades iranianas indicaram que tencionam estudar o documento, mas sublinharam que não têm planos de travar o seu programa de enriquecimento de urânio, uma condição essencial da oferta feita pela UE e pelos EUA.

O governo de Teerão afirma que está a enriquecer urânio para uso em centrais nucleares para a produção de energia eléctrica. Mas, os EUA e a Europa afirmam estar preocupados que o programa civil iraniano não passe de uma capa para esconder um programa para fabrico de armas nucleares.
XS
SM
MD
LG