Links de Acesso

EUA Preparam-se Para Enfrentar a Gripe das Aves


O presidente Bush deu instruções às autoridades sanitárias americanas para se prepararem para a eventualidade dos EUA serem atingidos por uma epidemia da gripe das aves.

A conselheira para a Segurança Interna, Fran Townsend, afirmou que não há para já indícios da gripe das aves na América, mas salientou que o país tem que estar atento:” Não estamos a assistir a uma pandemia, mas não podemos prever quando é que a mesma acontecerá. É por isso que é importante estarmos preparados.”

A administração Bush está a preparar-se para essa eventualidade fazendo reservas de medicamentos e apelando aos líderes empresariais e a responsáveis locais para que façam planos para uma epidemia que poderia fazer com que 40 por cento dos trabalhadores faltem aos seus empregos durante duas semanas. A estratégia da Casa Branca inclui planos para a chegada e alastramento do vírus nos Estados Unidos, protecção da população através da limitação da exposição ao mesmo e garantir a ordem cívica e a segurança pública.

Townsend acrescentou que, no âmbito dos seus esforços para impedir e conter surtos daquela doença no estrangeiro, a Casa Branca já prometeu 334 milhões de dólares para fortalecer as medidas internacionais de contenção do vírus.” Minimizar as oportunidades de mutação do virus e ajudar outros paises a preparem-se para uma eventual pandemia, é uma responsabilidade global e é também a primeira linha de defesa dos Estados Unidos,” disse Fran Townsend.

Townsend afirma que os cientistas acreditam que é provável que o vírus seja detectado em aves selvagens, ainda este ano, nos Estados Unidos. Salientou, no entanto, que tal não constitui uma ameaça para a saúde dos seres humanos ou das aves de capoeira visto que já estão em vigor medidas para evitar os contactos entre aves selvagens e animais domésticos.

Na sequência de uma resposta medíocre do governo americano ao furacão Katrina, a administração Bush está a sofrer pressões para se preparar para uma epidemia de gripe das aves que poderia vitimar entre 200 mil e 2 milhões de pessoas, dependendo da sua virulência. Alguns políticos da oposição democrática acusam a administração Bush de estar a prepara-se muito vagarosamente. A esse respeito afirma o senador democrata Ted Kennedy : ”Acabamos de publicar um relatório demonstrando que não foram dados os passos necessários para garantir que a América está pronta para este importante desafio nacional. Não investiram em capacidades alargadas para os hospitais, na necessária tecnologia de informação, no sistema de vigilância da saúde pública e em programas de treino necessários para uma resposta eficaz.”

A estirpe H5N1 do vírus da gripe das aves alastrou da Ásia , à Europa e à África. Aquela estirpe não infecta facilmente os seres humanos, mas, desde 2003, infectou cerca de 200 pessoas, sobretudo na Ásia, matando cerca de uma centena delas.

XS
SM
MD
LG