Links de Acesso

Iraque: Rumsfeld Admite que Inexistência de Governo Gera Violência


O Secretário americano da Defesa, Donald Rumsfeld, afirma que o atraso na formação do novo governo iraquiano contribuiu para a vaga de violência a que se assiste naquele país.

Durante uma conferência de imprensa, Rumsfeld recusou-se a concordar com a ideia sugerida pelo jornalista de que as dificuldades políticas no Iraque têm resultado em mais actos de violência. Mas admitiu que a violência pode diminuir, caso seja formado um governo em Bagdade: ”O efeito favorável deverá resultar do estabelecimento de um governo cuja formação tem vindo a ser atrasada e o inevitável efeito de que alguma da violência e incidentes que estão a ocorrer pudessem ter sido evitados”.

Rumsfeld disse que a liderança iraquiana necessitam de ultrapassar as suas divergências e começar a servir os milhões de pessoas que arriscaram as suas vidas para os eleger: ”Um bom governo, um governo competente que é visto como inclusivo e que governe a partir do centro, que se empenhe na tarefa de servir o povo iraquiano, estou em crer que esse governo será benéfico para o país e que irá reduzir o nível da violência. Dado que isso não aconteceu, obviamente que prossegue o nível de violência e que pessoas estão a ser mortas, o que é lamentável. E os políticos têm que deitar mãos à obra”.

Ainda durante a mesma conferência de imprensa, o Secretário da Defesa americano recusou-se a fazer uma previsão acerca do futuro das tropas americanas no Iraque, muito embora tenha adiantado que o seu número será reduzido há medida em que aumentar a competência das tropas iraquianas e quando o novo governo tomar posse.

Rumsfeld admitiu que haverá tropas americanas no Iraque, mesmo quando terminar o seu mandato à frente do Pentágono, em 2009.

Rumsfeld comentou um recente pedido feito para a sua demissão do cargo de Secretário da Defesa e gracejou acerca das críticas que lhe estão a ser feitas: ”Eu trabalho duramente nas minhas funções e todos os dias o meu pensamento centra-se em saber o que posso fazer pelas tropas e por esta gente maravilhosa que serve o nosso país”.

O Secretário da Defesa disse que toda a gente que acredita no que os comentaristas escrevem deveriam mudar de vida. Numa conferência de imprensa anterior, o presidente Bush expressou confiança em Ruumsfeld afirmando que este estava a desempenhar um óptimo trabalho à frente do Departamento da Defesa.

XS
SM
MD
LG