Links de Acesso

Emendas à constituição nigeriana


A comissão de revisão constitucional conjunta da Assembleia Nacional devera adoptar propostas para varias emendas à constituição nigeriana.

O painel de 70 membros irá muito provavelmente adoptar o plano altamente criticado de estender o mandato do presidente Olusegun Obasanjo.

Críticos afirmam que o processo de emendas tem sido manipulado para favorecer a adopção de um terceiro mandato presidencial para Obasanjo.

Mazi Okwu é um destacado membro da oposição nigeriana:

“Obviamente que há uma agenda......o que está a acontecer é uma violação da nossa democracia. Também uma movimentação pelo partido no poder para forçar um novo mandato.”

As mudanças propostas serão submetidas às duas câmaras do parlamento nigeriano para tomarem uma decisão.

A comissão de revisão está a elaborar o seu relatório final. Uma tentativa de opositores para suspender a comissão através de uma ordem judicial foi ignorada pelo grupo parlamentar na quarta-feira.

O presidente da comissão, Ibrahim Mantu, afirmou que a comissão irá trabalhar no melhor interesse da Nigéria.

“Em primeiro lugar, sou um deputado que foi empossado e jurou defender a constituição e proteger a constituição. Por isso algo que fizesse que seja contrário ao que dita a minha consciência é como se estivesse a ir contra o juramento que fiz e por isso tenciono fazer tudo o que estiver ao meu alcance, de uma forma tal que seja aceitável por todas as partes.”

Apoiantes do presidente Obasanjo lançaram uma campanha para emendar a constituição e permitir que o antigo general, um yoruba do sudoeste do pais, concorra a um terceiro mandato.

Muitos políticos de outras regiões, incluindo o Delta do Niger, rico em petróleo, e o volátil norte opõem-se a mais um mandato para Obasanjo.

XS
SM
MD
LG