Links de Acesso

Bento XVI Condena Violência Religiosa


O Papa Bento XVI afirma que Deus irá punir severamente aqueles que matam em se nome. Ao condenar a violência religiosa, o chefe da Igreja Católica referia-se especificamente ao atentado bombista contra a mesquita shita no Iraque e contra os ataques com fogo posto visando igrejas cristãs na Nigéria.

Dirigindo-se a uma grande multidão reunida na Praça de S. Pedro, no Vaticano, o Papa Bento disse que os actos de violência registados nos últimos dias no Iraque, incluindo ataques contra mesquitas, são actos trágicos. As suas palavras eram uma directa referência ao atentado bombista de quarta-feira contra o santuário shiita de Askariya, na cidade de Samarra.

Disse o Papa que atentados bombistas e actos de violência no Iraque mostram como as sementes da morte alimentam o ódio e põem seriamente em causa o já de si difícil trabalho de reconstrução do país. Mais de 200 pessoas foram mortas no Iraque em apenas quatro dias de violência entre muçulmanos shiitas e sunitas.

O Papa Bento XVI referiu-se também à Nigéria, outro país que está a ser palco de violência sectária.

Na Nigéria, disse o Papa, tem havido confrontos entre cristãos e muçulmanos durante vários dias, o que causou muitas vítimas e a destruição de igrejas e de mesquitas. Mais de 150 pessoas foram mortas durante a semana passada.

O Papa Bento condenou com firmeza a violência religiosa e o sacrilégio dos lugares de culto. Disse o chefe da Igreja Católica disse que Deus irá exigir uma explicação ainda mais severa por parte daqueles que derramaram o sangue dos seus irmãos em nome de Deus.

XS
SM
MD
LG