Links de Acesso

Mwiraria anunciou a demissão


Mwiraria anunciou a demissão no seu gabinete em Nairobi e afirmou que o presidente Mwai Kibaki tinha aceite a sua resignação.

“As alegações feitas contra mim nos mídia pelo antigo secretario permanente para a Ética e governação, John Githongo, que são graves calunias contra o meu caracter e integridade, perturbaram-me profundamente. Por forma a que o meu nome seja limpo e para proteger a integridade do presidente, o governo e o país, demito-me voluntariamente do cargo de ministro das Finanças e de membro do governo para abrir caminho as investigações.”

Mwariria foi um dos quatro ministros citados no chamado esquema de aquisição da Anglo Leasing, que envolveu a concessão pelo governo de contratos lucrativos a empresas fictícias para a feitura de passaportes de alta tecnologia e construção de laboratórios forenses para a policia.

O esquema, que foi evitado, poderia ter custado à economia queniana um prejuízo de cerca de 200 milhões de dólares.

Pormenores do relatório sobre o esquema da Anglo Leasing, compilado por John Githongo, tiveram na semana passada proeminente cobertura em grandes jornais europeus. Githongo fugiu para Londres no ano passado apos ter recebido ameaças de morte de pessoas alegadamente envolvidas em escândalos de corrupção que estava a investigar.

A demissão de Mwariria segue-se a uma crescente pressão de políticos da oposição, países doadores e quenianos comuns, para que funcionários governamentais acusados de escândalos financeiros se demitam para abria caminho a investigações independentes.

No principio da semana, o Banco Mundial suspendeu a entrega de um quarto de milhão de dólares de apoio financeiro para a educação e a luta contra o HIV / SIDA, devido a preocupações sobre a forma como o governo queniano iria lidar aquele dinheiro.

A demissão de Mwiraria deixa ainda em funções dois membros do governo de Kibaki que terão estado alegadamente envolvidos no esquema da Anglo Leasing. São eles o vice-presidente Moody Awori e o ministro da Energia, Kiraitu Murungi.

Mwiraria, tal como outros citados no escândalo, mantêm a sua inocência e pediram uma rápida investigação sobre o assunto.

XS
SM
MD
LG