Links de Acesso

Conter o alastramento da SIDA


A Primeira Dama dos Estados Unidos, Laura Bush, deslocou-se a Nigéria, onde anunciou nova ajuda para as iniciativas de prevenção do alastramento da SIDA, e o tratamento das pessoas que se encontram infectadas.

A senhora Bush deslocou-se ao hospital católico de Santa Maria, nos arredores da cidade de Abuja, para se encontrar com trabalhadores do sector de saúde e doentes com o vírus HIV.

Anunciou a atribuição de um novo fundo de 163 milhões de dólares para conter o alastramento da SIDA num país onde mais de cinco por cento da população adulta é HIV positiva, e cerca de 300 mil pessoas já morreram da doença.

A senhora Bush procedeu à entrega ao hospital de drogas antivirais para reforço das diligencias de evitar a transmissão entre as mães e os filhos.

Faith Uche é HIV positiva desde 2003, mas com a assistência do Santa Maria os filhos nasceram HIV negativos. Uche indicou a senhora Bush ter ficado aterrada quando descobriu que estava infectada, que poderia morrer dentro em breve.

Em vez disso, ela e o marido, Sani, que é HIV negativo, integram um grupo de aconselhamento para casais que enfrentam a doença.

'Integramos o grupo de apoio. Quando aqui chegamos foram eles que nos encorajaram. Com efeito, quando se conhece que somos positivos, perde-se a esperança. Mas da forma como nos tratam, nos encorajam ... acabamos por ser felizes.'

A senhora Bush agradeceu a Faith Uche por ter partilhado a sua experiência, e ao marido por constituir um bom exemplo para os homens nigerianos.

'Realmente importante para as pessoas que são HIV positivas, transmitir como podem ser testadas, e que podem viver uma vida positiva e feliz. Esta a mensagem que necessitamos de transmitir ao mundo, a todos que possam ser HIV positivos e aos que nunca sejam HIV positivos que necessitam de saber que os positivos podem viver vidas de contribuição para o mundo e a sociedade.'

A Primeira Dama dos Estados Unidos sublinhou a importância de evitar a transmissão da Mãe para o filho no combate a doença, já que protege a próxima geração.

O apoio dos Estados Unidos ao Hospital de Santa Maria inclui 500 mil dólares para aconselhamento, testes, terapia anti retroviral e cuidados de saúde ao domicílio.

XS
SM
MD
LG