Links de Acesso

Os sinos da Igreja Baptista de Sago


Quase dois dias após uma explosão ter soterrado 13 mineiros numa mina de carvão no estado da Virgínia Ocidental, apenas um deles foi encontrado com vida. Um erro de informação por parte da equipa de salvamento para o centro de comando na superfície levantou, inicialmente esperança de que 12 homens tivessem sobrevivido.

Os sinos da Igreja Baptista de Sago, nas proximidades da mina começaram a tocar pouco antes da meia noite, após terem circulado noticias de que 12 dos 13 mineiros soterrados terem sido encontrados com vida. Uma explosão registada mais de 40 horas antes tinha soterrado os homens cerca de quatro mil metros dentro da mina.

No entanto, a alegria por parte dos elementos de busca e salvamento, autoridades federais, locais e estaduais, e em especial entre os familiares transformaram-se em desapontamento e dor, após noticias de que apenas um dos mineiros tinha sido encontrado com vida.

Ben Hatfield, o director executivo da empresa de que opera a mina, afirmou já na madrugada de quarta feira que uma má informação tinha levantado a esperança num milagre, apenas para ter sido destruída horas mais tarde.

'As noticias iniciais da equipa de salvamento para o centro de comando indicavam a existência de vários sobreviventes, mas essa informação veio a comprovar-se errada. O único sobrevivente confirmado é Randall McCloy Junior, que foi transportado de urgência para um hospital local em estado grave. Os onze restantes mineiros na estrutura, foram confirmados pelos especialistas médicos da equipa de salvamento como tendo falecido.'

Hatfield referiu que a empresa do grupo International Coal, nunca divulgou qualquer informação sobre o estado dos mineiros ate ter tido a certeza de que a informação era correcta.

'O que parece ter acontecido foi que através de uma conversa por telefone celular esta má informação da equipa de busca e salvamento para o centro de comando terá sido captada por várias pessoas que não terão compreendido o diálogo. O grupo International Coal nunca divulgou qualquer informação relativamente aos 12 mineiros estarem vivos e de saúde. Não tínhamos dados para confirmar a situação.'

Segundo a fonte a informação foi considerada pelo publico como sendo de confiança já que provinha do centro de comando. Hatfield sublinhou que a empresa esta profundamente triste pelo que classificou de ‘horrível perda de filhos, maridos, irmãos e pais’. Acrescentou que será realizada uma investigação exaustiva ao acidente por entidades competentes federais e estaduais, com o completo apoio da empresa.

O governador do estado, Joe Manchin, alertou para a possibilidade de tentar responsabilizar a equipa de salvamento, sublinhando que a informação inicial transmitida do subsolo poderá ter sido mal compreendida.

'Se alguém tivesse dito algo como temos um ... ou dois mineiros ... ou estão aqui os doze, não se sabe como isso poderá ter sido interpretado ou como foi ouvido...'

O governador referiu que o décimo terceiro mineiro, cujo corpo foi descoberto e retirado ao fim do dia de terça feira terá morrido aquando da explosão inicial. Níveis elevados de monoxido de carbono impediram as operações de salvamento.

Desastres em minas aqui nos Estados Unidos diminuíram nas ultimas décadas com a imposição de regulamentos de segurança, tendo mais recente ocorrido em Dezembro de 2001 no estado do Alabama, em que morreram treze mineiros.

A causa mais frequente destes acidentes reside na acumulação de um gás natural, o metano, que não tem cheiro e é altamente inflamável. O problema torna-se ainda maior durante o tempo mais frio pois a pressão atmosférica provoca uma maior libertação daquele gás.

XS
SM
MD
LG