Links de Acesso

Reconstruir uma nação devastada pela guerra


No final deste mês a Libéria vai proceder ao acto de posse da primeira mulher de África eleita presidente, Ellen Johnson-Sirleaf.

A sua tarefa será a de reconstruir uma nação devastada pela guerra. Aqui fica o perfil de uma jovem que necessita de ajuda, uma antiga criança soldado, Beauty Kanane.

Beauty, de 17 anos de idade, utiliza o resto do dinheiro que obteve quando desarmou para comprar sapatos num Mercado de Monrovia.

Lembra-se de que não foi muito longe dali, num campo de futebol, que com 13 anos de idade, foi raptada, por soldados rebeldes que a obrigaram a juntar-se lhes para libertarem a Libéria do regime violento e corrupto do antigo presidente Charles Taylor.

Foi levada para uma base dos rebeldes no condado de Lofa, indo integrar um batalhão de mulheres armadas de Kalashnikoves, batalhão chefiado por uma famosa jovem dirigente rebelde, conhecida por Diamante Negro (Black Diamond).

'Eu e os meus amigos quando fomos ao campo de futebol, as pessoas apanharam-nos, meteram-nos num carro e levaram-nos para o condado de Lofa. Foi assim que me juntei a eles, que me juntei a Diamante Negro, foi ai que encontrei a Diamante Negro e comecei a combater.'

Beauty afirma que muitas jovens foram violadas pelos dirigentes rebeldes, sublinhando que a Diamante Negro a protegeu.

Regressou a Monróvia durante confrontos aqui conhecidos por Primeira Guerra Mundial Um, Dois e Três. Adianta que a Mãe morreu de um ataque de coração provocado pelo tiroteio, e que o Pai e as irmãs fugiram para os países vizinhos.

Depois da guerra acabar Beauty juntou-se a dezenas de milhar de outros antigos combatentes no desarmamento, mas após um pagamento inicial de 150 dólares, perdeu o cartão de desarmamento.

Isto impediu-a de receber outras remunerações, tendo desistido mesmo do curso de costura patrocinado pela ONU para as antigas combatentes.

Beauty deseja voltar à escola mas não tem dinheiro, nem ninguém que a apoie, para que possa fazer algo, para que possa aprender a ler e a escrever.

Para já tem quarto e comida de graça, numa pequena barraca do dono de uma mercearia, vendo cosméticos e sabonetes numa ruela de um bairro da lata.

Ela ajuda o dono do estabelecimento cuidando das crianças, lavando-lhes a roupa e cozinhando.

O indivíduo recorda que a recebeu de braços aberto dando-lhe o que pode, esperando que ela possa obter ajuda do governo ou das Nações Unidas para obter educação.

'Ela está comigo, trabalha comigo, e muito cooperante. Algumas vezes ajuda-me a lavar as roupas das minhas crianças. Desejamos que regresse a escola para aprender. Existe trabalho para fazer ... se aprender, o futuro será bom para ela. A vida dela não foi a lado nenhum por isso precisa aprender ...'

A sua melhor amiga, Patrícia uma jovem que fugiu de casa, ajuda a família do dono da loja, Raparigas pobres como Beauty e Patrícia não tem possibilidade de ir as poucas escolas que existem em Monróvia, pois todas cobram uma mensalidade.

As duas jovens fumam muita marijuana que obtêm dos rapazes da vizinhança. Um deles, o namorado da Beauty, de nome Bollah Júnior, um antigo combatente de 23 anos de idade, veste uma camisola que obteve na escola de carpintaria.

'Durante a guerra estive nas matas lutando por Taylor. Tinha nove anos quando peguei pela primeira vez numa arma. O meu lado era diferente do dela ...'

Segundo ele isso não constitui qualquer problema pois apenas desejam um futuro melhor para os dois.

XS
SM
MD
LG