Links de Acesso

A transmissão de mãe para filho do vírus


A transmissão de mãe para filho do vírus que causa a SIDA consiste numa das maiores vias como o HIV se espalha. Todavia, não se sabe como mulheres grávidas que não estão a ser tratadas transmitem o vírus mortal para os bebés, ou a razão por que alguns nascituros são infectados e outros não. Um novo estudo sugere que a infecção de recém nascidos por mães portadoras do HIV ocorre durante o parto, o que poderá ser evitado através de cesariana.

A transmissão do HIV para bebés por mães infectadas e não tratadas constitui um enorme problema a escala mundial, avaliando-se em cerca de meio milhão o numero de recém nascidos que anualmente contraem o vírus.Devido à enorme presença de sangue envolvido no parto, tem sido assumido que os bebés ficam infectados ao atravessarem o canal de nascimento, mas isso não explica por que apenas alguns nascituros se tornam HIV positivos.

Os cientistas sustentam que os nascituros não são infectados enquanto fetos por que a placenta que os alimenta constitui igualmente uma barreira contra os organismos maternos causadores de doenças.

Steve Meshnick, da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, e os seus colegas pensam que os nascituros devem ser infectados durante o processo de parto.

‘Por isso pensamos que existem pequenos cortes que durante o parto permitem a mistura do sangue da mãe e do bebe, sendo a via possível por onde o vírus passa da mãe para o filho’

Os especialistas denominam este processo de micro transfusões.

Para determinar como estes pequenos cortes na placenta podem ser responsáveis pela infecção com o HIV nos nascituros uma equipa internacional de especialistas analisou em 2003, no Malawi, 149 mulheres grávidas com o HIV.

Para tal procederam à medição da proteína na placenta, contida no sangue do cordão umbilical de cada grávida, constatando que a proteína e normalmente demasiado grande para atravessar a placenta por si própria.

O professor Meshnick afirma que os pesquisadores chegaram à conclusão que quanto maior foi a proteína detectada no sangue do cordão ... maiores foram os casos de recém nascidos que contraíram o HIV das respectivas mães.

O professor Meshnick refere que as micro transfusões de sangue ocorrem no inicio do parto quando as feridas começam a registar-se na placenta, e que as provas apoiam a observação da transmissão do HIV da mãe para o filho.

‘Se as mães escolherem a cesariana antes de entrarem em trabalho de parto, o bebé não é infectado. No entanto se forem submetidas a cesarianas de emergência, ou após a mãe ter iniciado o trabalho de parto, os filhos tem a tendência em ser infectados’

Meshnick sublinha que os dados podem explicar como medidas preventivas, como a higienização do canal de nascimento como forma de evitar a transmissão, podem não ser eficaz.

O estudo sobre as micro transfusões foi publicado na Biblioteca Publica de Ciência Médica.

XS
SM
MD
LG