Links de Acesso

Apoiantes do famoso antigo jogador de futebol George Weah


Apoiantes do famoso antigo jogador de futebol George Weah manifestaram-se na sede do seu partido, acusando a sua opositora Ellen Johnson Sirleaf e funcionários eleitorais de fazerem conluio para roubar a eleição.

O director de campanha de Weah, Jacob Kabakole, exigiu a demissão da chefe da comissão nacional de eleições, Frances Johnson Morris, afirmando que as declarações que fez durante a votação de que Weah estava a minar a segurança do estado influenciaram os votantes.

“Se você for um arbitro, tal como ela eh e faz declaracoes sobre um dos candidatos antes dos votantes votarem, obviamente que esta a influenciar os votantes. Se disser aos votantes mais velhos, e todos nos conhecemos a nossa sociedade, de que este homem esta a ameaçar a segurança do estado, isso ira levar a guerra ao pais, está-se a influenciar a escolha dos votantes.”

Kabakole afirmou também que o processo eleitoral foi manchado por fraudes, mas acrescentou que ainda não esta capacitado para apoiar essa alegação com provas.

“Estamos a compilar a maior parte das provas para as apresentar num curto espaco de tempo pois estamos preocupados com essas irregularidades.”

A chefe da comissao nacional de eleiçoes da Liberia, Frances Johnson Morris, recusou responder, afirmando que o partido de Weah, conhecido pela sigla CDC, não apresentou as suas reclamaçoes directamente a ela.

“Nao me foram dirigidas a mim. Temos procedimentos neste processo eleitoral para apresentar queixas e reclamaçoes. Há procedimentos, pelo que não falo nisso em conferencias de imprensa.”

A senhora Morris apelou a todos os liberianos para respeitarem o processo democratico pacificamente.

"A nossa democracia evolui, enquanto cultivamos a nossa cultura de democracia, devemos praticar a tolerancia, devemos compreender que numa democracia, as eleiçoes não são mais de que uma competicao e não uma guerra. Em qualquer competiçao, existem limites para os vencedores e para os vencidos. Devemos aceitar isso.”

A equipa de campanha da outra candidata, Ellen Johnson Sirleaf, airmou estar encorajada pela votaçao pacifica e ordeira de terca-feira e que os resultados não oficiais que receberam foram favoraveis a ela. A senhora Morris disse que os resultados finais da segunda volta das eleicoes presidenciais liberianas estarao disponiveis o mais tardar daqui a sete dias.

A senhora Sirleaf obteve 20 por cento dos votos na primeira volta contra 28 por cento para George Weah. O antigo jogador de futebol tem muito apoio entre os pobres, analfabetos, desempregados, jovens, incluindo antigos combatentes, que disseram que irao ficar zangados se Weah não ganhar.

A missao de manutencao da paz das Naçoes Unidas disse que tudo faa para garantir que o processo eleicoral continue pacifico. O novo presidente da Liberia tomara posse em Janeiro, pondo fim ao periodo de transicao, apos 25 anos de uam devastadora guerra civil e regimes militares e corruptos.

XS
SM
MD
LG