Links de Acesso

Os países subdesenvolvidos afectados


Os países subdesenvolvidos afectados pela gripe das aves representam uma realidade que não se reflecte nos países que ainda não tem esse problema, mas estão receosos de que possa acontecer no futuro.

Bui Ba Bong, vice-ministro da Agricultura do Vietname, um país gravemente afectado pela gripe aviária nos últimos dois anos, disse que o seu país destruiu 45 milhões de aves, o maior numero em qualquer país do mundo e que mais de 40 pessoas morreram daquela gripe, também o maior numero em qualquer pais.

Acrescentou que o sector agrícola do Vietname teve um prejuízo de 200 milhões de dólares e que está a gastar 100 milhões de dólares em programas para combater a gripe das aves.

“Este ano, pela primeira vez, adoptamos a vacinação em larga escala. Com esta prática e com a detecção precoce, destruição de aves e desinfecção e isolamento da área contaminada, esperamos que isso venha a ter um maior sucesso.”

Aves migratórias levaram o vírus H5N1 da Ásia para a Europa e há receio de que possa alastrar-se a África. Peritos participantes na reunião concordaram que o controlo do vírus em galináceos e outras aves deve ser a primeira linha de defesa para tentar evitar que o vírus se torne numa pandemia gripal humana.

Simon Kimani, subdirector dos serviços de veterinária no Ministério da Agricultura e Pescas do Quénia, disse que embora até a data o seu país não tenha sido atingido pela gripe das aves, o país está a tomar a sério a ameaça.

“O risco é que actualmente as aves estão a vir de países afectados. Por isso sentimo-nos ameaçados porque não sabemos se nos deixaram o vírus. Como sabem, elas aparecem e misturam-se com as aves locais, por isso é uma grande risco.”

Kimani afirmou que o Quénia estabeleceu uma força tarefa multi-sectorial que esta a trabalhar num plano preparatório de emergência. Acrescentou que equipas foram criadas para conduzir a vigilância de aves migratórias e verificar as aves locais de qualquer sinal do vírus.

Mas, ele e peritos de outros países subdesenvolvidos notaram que tem muito pouco dinheiro para fazerem convenientemente o trabalho. Disse que uma das expectativas que teve da reunião e o empenhamento financeiro de países ricos para ajudarem os países pobres a levarem a cabo programas essenciais para protegerem os animais e a saúde humana.

XS
SM
MD
LG