Links de Acesso

Combate ao alastramento da febre das aves nas nações pobres do Sudeste Asiático poder vir a custar mais de cem milhões de dólares


Um responsável da ONU alertou para a possibilidade do combate ao alastramento da febre das aves nas nações pobres do Sudeste Asiático poder vir a custar mais de cem milhões de dólares, nos três próximos anos.

O alerta regista-se na altura em que delegados de nações da região Ásia Pacifico conclui um encontro na Austrália, organizado para debate de modalidades para suster uma pandemia

Um funcionário superior da ONU precisou vir a ser necessário grande volume de dinheiro para realizar um combate eficaz a febre das aves nas nações mais pobres da região do Sudeste Asiático.

Morvaria, do gabinete regional da FAO, localizado na Tailândia sublinhou as nações da região devem concentrar as suas iniciativas no combate a febre das aves nos galináceos.

Morvaria fez estas declarações na cidade australiana de Brisbane, no decurso de um encontro em que participaram especialistas de 21 do grupo de Cooperação Económica da Ásia Pacifico, vulgo APEC.

O embaixador australiano, Doug Chester, indicou que a cimeira debateu medidas concretas para combater um surto de febre das aves.

‘Trata-se de coisas como a detecção rápida, resposta imediata, e tentar conter a zona geográfica de qualquer surto...’

A cimeira chegou a acordo na organização, no inicio do próximo ano, de um exercício de emergência, e debater e instituir uma equipa de especialista para dar resposta aos surtos.

O vírus H5N1 continua a ser essencialmente uma doença das aves, tendo infectado pelo menos 122 pessoas na Asai custando a vida a mais de 60, mas os especialistas estão preocupados em que possa transformar-se em algo que possa ser facilmente transmissível entre humanos, o que pode acarretar a morte de milhões de pessoas.

Um delegado da Tailândia, Darika Kingate afirmou que as nações asiáticas necessitam de fazer mais para fiscalizar as aves selvagens que podem espalhar a doença.

‘Uma das coisas que gostaríamos de ver, reside em que as nações da APEC exerçam diligencias para fiscalizar as aves migratórias...’

A conferencia escutou pedidos do Camboja e do Vietname. Responsáveis do Vietname nação que tem sido a mais afectada pela doença indicou necessitar de dezenas de milhões de dólares para conter o alastramento do vírus. Mais de 40 pessoas morreram da gripe das aves no Vietname, e as autoridades indicaram terem sido notificados de mais infecções e que as existências de drogas antivirais são insuficientes.

A Austrália indicou a disposição para encerrar as fronteiras no caso de uma epidemia e a Nova Zelândia estuda um plano para encerrar fronteiras a todos os viajantes no caso de uma crise de febre das aves.

XS
SM
MD
LG