Links de Acesso

Mal grado problemas ocasionais, os sufrágios decorreram na generalidade bem


Nos dois dias que se seguiram aos sufrágios de domingo, na região semi autónoma de Zanzibar, os observadores estrangeiros acentuam que, mal grado problemas ocasionais, os sufrágios decorreram na generalidade bem. Esta observação contrasta profundamente com o que sustenta a oposição, muitos eleitores e mesmo jornalistas ...

Talvez os maiores elogios aos sufrágios de domingo tenham sido os da missão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, a SADC.

Na avaliação, a SADC descreve os sufrágios como demonstrando aquilo que classifica “de tolerância política e maturidade’, prova da cultura de multi partidarismo nas ilhas. Os resultados, ainda segundo a SADC vão reflectir a vontade da população.

Comentários elogiosos similares foram feitos pelo chefe da missão de observadores da União Africana, a speaker do parlamento sul africano, Baleka Mbete. Segundo ela a Comissão Eleitoral de Zanzibar, e os outros participantes no sufrágio merecem ser elogiados.

‘Apesar de algumas dificuldades de organização e de logística em algumas áreas, a missão da União Africana deseja aproveitar a oportunidade para congratular a Comissão Eleitoral de Zanzibar por sufrágios bem organizados e bem realizados ...’

Os eleitores em Zanzibar, um estado semi autónomo da Tanzânia, foram às urnas para eleger um chefe de Estado.

O grupo de Observadores da Comunidade destaca que em três secções de voto se registou violência envolvendo a policia, eleitores e indivíduos que alegadamente tinham votado duas vezes. O grupo da Comunidade refere que alguns dos eleitores votaram mais do que uma vez.

Embora o grupo tenha solicitado a Comissão Eleitoral de Zanzibar para investigar aquilo que ocorreu naquelas três secções de voto, e o impacto que possam ter tido nos resultados, o grupo sublinha que ... na generalidade foi um bom sufrágio.

Entretanto, o Instituto Nacional Democrata dos Estados Unidos divulgava uma analise preliminar mais critica, aludindo a violência em secções de voto, e a eleitores não registados que depositaram boletins em algumas das secções. Sublinha que muitas pessoas em Stone Town têm duvidas sobre os cadernos eleitorais, que não foram divulgados ao publico ou aos candidatos ate ao próprio dia do sufrágio.

O grupo manifestou preocupação quanto à imparcialidade da Comissão Eleitoral de Zanzibar e adiantou que o Procurador Geral anulou um contrato que a comissão tinha firmado com uma empresa para fazer a auditoria dos cadernos eleitorais.

O candidato presidencial do principal partido da oposição, a Frente Cívica Unida, Seif Hamad sustenta que os sufrágios não foram nem livres, nem honestos ...

‘O processo eleitoral ficou marcado por vários problemas. Em primeiro lugar alguns dos nossos agentes não receberam os boletins de resultados, e isso pode levar a que os resultados tenham sido manipulados em algumas zonas. Segundo ... verificamos que cerca de 80 mil pessoas não puderam votar, e algumas delas tinham cartões de eleitor. Os seus nomes constavam das listas, mas não dos cadernos, e por isso foi-lhes recusado o direito de votar...’

Hamad solicitou a Comissão Eleitoral para que analise tais problemas antes da divulgação dos resultados, adiantando que o seu partido tenciona realizar protestos pacíficos se for determinado que os resultados não reflectem a vontade da população.

Responsáveis da Frente Cívica Unida e jornalistas referem terem visto carregamentos de jovens, e de outros a serem levados para muitas secções de voto pelo partido governamental para votar . Por vezes, soldados armados e agentes da policia escoltaram os grupos de eleitores – cujos nomes não se encontravam nas listas daqueles locais, ate as secções de voto.

Embora o partido governamental insista em que as eleições foram livres e honestas, e realizadas de uma forma pacifica e transparente, ele próprio apresenta queixas.

O partido governamental acusa apoiantes da Frente de intimidação e de espancamento de eleitores, e de terem ferido com gravidade um eleitoral, e de terem roubado os cartões de eleitor de oito mulheres jovens.

As missões de observadores procedem à compilação dos seus relatórios, que devem ser divulgados no final desta semana, ou na próxima, e que vão examinar todas as queixas antes de fazerem os comentários finais.

XS
SM
MD
LG