Links de Acesso

Sufrágio marcado para o dia 8 de Novembro


A campanha eleitoral poderá começar para a segunda volta das presidenciais na Libéria, sufrágio marcado para o dia 8 de Novembro, após terem sido certificados os resultados da primeira volta. A antiga estrela de futebol, George Weah terá por adversário a economista Ellen Johnson Sirleaf. Os resultados para o parlamento apresentam uma legislatura dividida.

Vinte e dois candidatos apresentaram-se ao sufrágio presidencial e um eventual vencedor teria necessidade de obter mais de 50 por cento dos sufrágios para vencer a primeira volta.

Todavia, os resultados dos dois candidatos mais votados não chegaram sequer a obter aquele valor. Weah alcançou cerca de 28 por cento e Johnson Sirleaf quase 20 por cento.

Um jornalista local, David Targbe, precisou que a nova campanha tem amanha inicio, com os candidatos a tentarem obter o apoio dos derrotados.

‘Os partidos políticos estão em reuniões, para decidir qual dos dois candidatos vai apoiar. Varney Sherman já anunciou o apoio da Coligação para a Transformação da Libéria, a George Weah.’

Sherman ficou na quinta posição e entre outros que apoiam Weaha encontra-se o antigo dirigente rebelde, e candidato derrotado, Sekou Conneh, que obteve menos de um por cento.

Por seu lado, Targbe indica que Sirleaf obteve o apoio de Jewel Howard Taylor, a mulher do antigo presidente Charles Taylor

A senhora Taylor obteve com facilidade um lugar para o Senado para o Condado de Bong, mas outros elementos do partido apoiam Weah.

Varias mulheres que ganharam assentos no novo Congresso para o partido de Weah indicaram que tencionam apoiar Sirleaf para a presidência, juntando-se assim a confusão.

Dos trinta lugares no Senado, a coligação de Sherman foi a que obteve os melhores resultados, obtendo sete lugares. No Congresso de 64 lugares, o partido de Weah obteve 13 assentos.

A participação foi de quase 75 por cento, e o sufrágio foi livre, pacifico e honesto, mas o porta voz da ONU, Paul Risley sustenta que a segunda volta apresenta mais risco

‘Agora que estarão presentes apenas dois candidatos existe o risco de alguns aspectos se tornarem mais polarizados e assim o risco de actos de violência e problemas.’

Esta semana, as tropas de paz tiveram de intervir para por termo a uma revolta de antigos soldados que exigiam o pagamento da desmobilização.

XS
SM
MD
LG