Links de Acesso

Gripe das aves detectada na Turquia


O mortífero vírus H5N1 da gripe das aves foi detectado na Turquia e funcionários da saúde avisaram de que aves selvagens migratórias poderão levar o vírus ao Médio Oriente e a África.

O Irão está a investigar o que é que matou mais de três mil aves selvagens aquáticas. Funcionários iranianos disseram não ter encontrado a gripe das aves mas colocou a área sob quarentena.

A gripe das aves é transmitida através do contacto com aves vivas ou mortas, não através do seu consumo. Mas no Médio Oriente e no Norte de África a maioria das aves domésticas destinadas para consumo são vendidas vivas nos mercados.

Uma visita a três lojas de aves domésticas num mercado de Giza, no Cairo, revelou que o comércio é o habitual. Nenhum dos comerciantes disse ter recebido qualquer visita ou informação especial dos Ministérios da Saúde ou da Agricultura.

“Tudo esta normal, nada esta diferente ou mudado”, afirmou o comerciante Saiid Azuz Mohammed.

A cliente Anissa Abas disse, por seu turno, estar muito preocupada sobre a gripe das aves desde que ouviu as noticias na televisão. Mas até agora nada aconteceu no Egipto e espera que nada venha a acontecer.

O governo egípcio suspendeu a importação de aves vivas e recentemente colocou sob quarentena 13 mil perus jovens que chegaram ao aeroporto do Cairo provenientes da Alemanha. Sabe-se já que as aves não estão infectadas.

Outros países suspenderam também ou reduziram a importação de aves, incluindo o Sudão, Jordânia e o Emiratos Árabes Unidos.

Mas poderá não ser suficiente restringir apenas as importações para manter a gripe das aves distante. Aves selvagens emigram para a região vindas da Ásia ocidental e funcionários da saúde estão receosos de que elas possam transmitir o vírus às aves domésticas.

A Jordânia e a Síria estão a monitorizar as aves migratórias de sinais da gripe das aves. Funcionários egípcios disseram que a maioria dos aviários são internos, por isso teoricamente as galinhas e os perus estão protegidos da infecção da gripe das aves.

Mas os pombos são outra historia. Pombo assado é uma iguaria tradicional no Egipto e muitos egicpcios, especialmente aqueles que vivem em bairro pobres, criam pobres nos terraços de suas casas. O interior do pais esta dotado com torres para pombos onde as aves fazem os seus ninhos. Pombos estão à venda nos mercados juntamente com galinhas e patos.

Entretanto, a Jordânia e vários países do Golfo Pérsico restringiram a caça de aves selvagens, um popular passatempo. No Golfo, o desporto de falcoaria é um dos mais antigos e nobres passatempos. Muitos países do Golfo este ano proibiram os seus cidadãos de viajarem para a Ásia para caçarem falcões.

A Arábia Saudita esta a fazer um estoque de medicamentos antivirais para tratamento da gripe das aves em antecipação ao Hajj, a peregrinação anual muçulmana a Meca, que terá lugar em Janeiro.

XS
SM
MD
LG