Links de Acesso

Cimeira de lideres mundiais


Na sede das Nações Unidas em Nova Iorque teve hoje inicio uma cimeira de lideres mundiais, com o presidente Bush e o secretario-geral da ONU, Kofi Annan, a apelarem aos estados membros para aprovarem vastas reformas da organização mundial.

O presidente Bush iniciou o seu discurso agradecendo os países pela sua assistência as operações de recuperação dos estragos causados pelo furacão Katrina, pedindo depois grandes esforços para se eliminar a corrupção nas Nações Unidas.

Kofi Annan, por sua vez, afirmou que os lideres mundiais tiveram um bom arranque com um documento de 35 paginas que estabelece os objectivos e as reformas que os países membros da ONU esperam alcançar.

A cimeira de lideres mundiais, que reúne chefes de estado e de governo de cerca de 150 países, coincide com o inicio da Sexagésima Assembleia Geral das Nações Unidas.

As Nações Unidas solicitaram 400 milhões de dólares para ajudar a aliviar este ano a falta de alimentos para os refugiados em campos através de África.

O apelo conjunto do Alto Comissariado para os Refugiados e do Programa Alimentar Mundial, diz que o PAM foi obrigado a reduzir nos últimos meses as rações alimentares para centenas de milhar de refugiados na África Ocidental e na região dos Grandes Lagos.

O comunicado precisa que as rações tem sido mínimas para 400 mil refugiados na Tanzânia e para os refugiados da Republica Central Africana no sul do Chade.

XS
SM
MD
LG