A costa americana do Golfo do México, está a preparar-se para enfrentar uma das piores tempestades dos últimos 40 anos. O presidente GW Bush lançou pessoalmente um apelo aos residentes dos residentes das áreas afectadas para que procurem abrigo seguro. Bush disse que todas as autoridades (federais e locais) estão a fazer tudo o que está ao seu alcance para ajudar as populações que irão ser afectadas pelo furacão Katrina.
A maior cidade a ser atingida por este furacão é a cidade de Nova Orleans, no Estado da Louisiana, onde as autoridades afirmam estar a preparar-se para uma tempestade deste género há vários anos.
O presidente Bush já mobilizou a ajuda do governo federal para os Estados da Louisiana e do Mississipi. Enquanto o furacão está a ganhar velocidade, à medida em que se aproxima da costa do Golfo do México, o presidente Bush fez declarações a jornalistas da Rádio e TV, a partir do seu rancho no Texas lançando um apelo pessoal às populações nas áreas afectadas: ”Não podemos sublinhar com ênfase suficiente o perigo que este furacão representa para as comunidades da costa do Golfo. Exorto todos os cidadãos a darem prioridade à sua própria segurança e à segurança das suas famílias e a procurarem abrigo em terra firme”.
Está em vigor uma ordem de evacuação obrigatória para todos os residentes da cidade de Nova Orleans. A cidade situa-se a um nível abaixo do mar pelo que existem riscos de que este furacão Katrina, com ventos soprando a mais de 250 km/hora e chuvas torrenciais possa provocar cheias na cidade que é protegida por um sistema de diques,que poderão não resistir à fúria das águas das chuvas.