Links de Acesso

A situação em Cartum está se a tornar cada vez mais instável


A situação em Cartum está se a tornar cada vez mais instável onde dezenas de milhar de manifestantes desceram as ruas e começaram a incendiar viaturas, a partir montras de estabelecimentos e a entrar em confronto com a policia sudanesa, conforme referiu o coronel Bjarne Giske, presidente da Comissão Conjunta de Verificação, uma agencia apoiada pelos Estados Unidos para supervisar o cessar fogo na zona central do Sudão.

O coronel Giske descrevendo a situação desde a capital sudanesa ...

'A policia encontra-se reforçada e começou, de certa forma, a controlar a situação, embora continue enorme sublevação, com destruição maciça de propriedade, em particular de viaturas automóveis. Começaram a incendiar veículos em vez de partirem apenas os vidros, existindo grandes problemas no sul, tendo – nos sido informado que o exercito esta a actuar para controlar a situação.'

Os motins alastraram a outras cidades do país, incluindo Juba, uma das maiores cidades do sul do Sudão. Uma estacão de televisão queniana referiu que soldados do exercito de Libertação Popular começaram a pilhar residências em Juba, e que exigiram a expulsão imediata das tropas do exercito que se avalia em dezenas de milhar.

As noticias da morte de Garang e a onda de violência que se lhe seguiu esta a abalar esta região de África, diminuindo as esperanças para a paz num país que parecia estar a sair de mais de duas décadas de guerra civil.

Salva Mayardit – vice-presidente do Movimento de Libertação do Povo Sudanes não perdeu tempo em assegurar que a morte de Garang não vai fazer descarrilar o acordo de paz recentemente alcançado com o presidente sudanes Omar el-Bashir.

"A região sul do Sudão, e o próprio Sudão, perderam um filho. O primeiro vice-presidente da Republica do Sudão e o presidente do Sul do Sudão encontrava-se em visita oficial ao Uganda, quando o helicóptero onde se deslocava se despenhou, no sábado, nas proximidades de New Kush."

Salva Kiir aproveitou para assegurar a região sul do Sudão, em particular, e ao povo sudanes que o Movimento vai prosseguir com a visão e os objectivos que Garang tinha articulado e esperava fazer aplicar.

Os rumores da morte de Garang começaram a circular no sábado, já que não se sabia dele desde que deixara um aeroporto ugandes num helicóptero.

Dirigia-se para o sul do Sudão, tendo as autoridades ugandesas confirmado no domingo que o helicóptero se encontrava desaparecido.

Hoje, segunda feira, entidades das Nações Unidas confirmaram que Garang de 60 anos de idade, morrera num desastre de helicóptero.

Responsáveis ugandeses e sudaneses precisaram que o helicóptero tentara evitar uma zona de mau tempo antes de se despenhar.

XS
SM
MD
LG