Links de Acesso

Um dos quatro homens detidos em Birmingham


Um dos quatro homens detidos em Birmingham, no centro de Inglaterra, alegadamente envolvidos nos atentados frustrados de 21 de Julho, poderá ser um dos seus autores.

A informação confirmada pelas forças de segurança, que procederam às . A descoberta de um pacote suspeito numa delas levou à evacuação das residências vizinhas.

Um dos detidos foi transferido para uma esquadra de alta segurança no centro de Londres.

Com estas novas detenções, a que é atribuída particular relevância na busca dos quatro autores dos atentados frustrados de dia 21 contra a rede de transportes londrina, eleva-se a nove o número de suspeitos presos no âmbito deste caso.

As forças de segurança procuram activamente os quatro fugitivos, na que é considerada a maior operação de caça ao homem da história da Scotland Yard, devido ao receio de prepararem uma nova onda de ataques.

Num outro desenvolvimento, a policia referiu ter detido dois indivíduos detidos sob suspeita de terrorismo quando se deslocavam de comboio de Newscastle para a estação londrina de King’s Cross.

Na altura em que as buscas decorriam, o primeiro ministro britânico, Tony Blair reunia com o seu homologo turco, Erdogan, pais que também tem sido alvo de terroristas islâmicos.

Blair destacou na oportunidade a necessidade de cooperação internacional na luta contra o terrorismo.

'Estamos os dois bem familiarizados com o terrorismo e a sua natureza. Estamos de acordo quanto à importância de trabalharmos juntos para ultrapassar uma ameaça mutua.'

A Inglaterra tem estado em estado de alerta quanto à possibilidade de mais ataques terroristas desde 7 de Julho, quando um grupo de quatro suicidas muçulmanos ingleses se fez explodir em três estacões de metropolitano e num autocarro, matando 52 passageiros.

O chefe da policia londrina, Ian Blair indicou que a busca dos autores dos atentados frustrados da passada quinta feira tem sido intensa pois, acrescentou ... são capazes de voltar a matar, e por isso tem de ser encontrados.

XS
SM
MD
LG