Links de Acesso

Operação Restauração da Ordem


Há dois meses,o governo do Presidente Robert Mugabe lançou a chamada Operação Restauração da Ordem na qual aldeamentos e estabelecimentos comerciais informais foram destruídos,os seus ocupantes removidos à força.

Mas,alguns comerciantes determinados,com uma clientela regular,regressaram calmamente aos seus negócios,mas em numeros muito reduzidos,levando a cabo transacções encobertas,receosos tanto os comerciantes como os compradores,de serem mais uma vez detidos pelas autoridades.

Uma comerciante,viúva de 40 anos de idade e mãe de cinco filhos,guarda os seus recibos muito perto de si afim de poder provar à policia que ela tem a licença e que está devidamente autorizada pelo Conselho Municipal de Harare,durante os ultimos 8 anos,para vender produtos leguminosos das suas hortas nas ruas da cidade.

Esta proprietaria arrisca,todavia,a ser presa sempre que aparece a vender pequenos molhos de tomates ou papaias,produtos que não se encontram facilmente nos supermercados da cidade.

Todos os dias acorda cedo,às 4 horas da manhã,viajando de autocarro até ao mercado,densamente povoado,no subúrbio de Mbare,ao sul da cidade,onde compra por atacado vegetais para a venda noutros suburbios.

Lembra-se ela muito bem do dia em que tudo mudou para ela,tornando-se numa criminosa:

'....passam já dois meses,quando estávamos parados aqui...vieram tirar-nos tudo,aqui em Mbare.Não sabemos o que se passou.Mas disseram-nos que não podíamos vender nada aqui.Porquê?...escondemos as nossas mercadorias...agora vamos...compramos e voltamos a vender às escondidas...'

Tanto os clientes como os vendedores aparecem no local furtivamente, olhando para todos os lados antes de iniciarem a troca.As mercadorias estão escondidas em todos os lados,no mato,dentro de um saco de farinha,nas saias,antes de se encontrarem com os fregueses.A viúva de cinco filhos,vendedora furtiva de Mbare,disse que antes da repressão chegava a auferir cerca de 100 dólares por mês,tendo o seu rendido baixado agora em cerca de 10 por cento.

O Professor Tony Hopkins,economista da Universidade do Zimbabwe disse que apesar de não existirem estatísticas,calcula ele que o sector informal da economia zimbabwiana atinge um rendimento de cerca de dois mil milhões dólares por ano.

Esta semana as Nações Unidas destacaram uma quantia no valor de 100 mil dólares de ajuda aos comerciantes paralelos do Zimbabwe.As Nações Unidas calculam que a Operação Restauração da Ordem terá deixado destituidos e sem tecto cerca de 200 mil zimbabwianos.

XS
SM
MD
LG