Links de Acesso

Apesar das simpatias para com a Inglaterra


Apesar das simpatias para com a Inglaterra que a oratória da Convenção de Hartford dava a entender, na realidade, havia uma longa lista de causas que as ex-colónias atiravam contra a ex-metrópole, a Inglaterra, uma das quais, porventura a mais, o facto de a Inglaterra não ter evacuado as terras do oeste, tal como prometera no documento da independência em 1783, agora demasiado tarde para não ser uma das causas principais da guerra de 1812,ligada a aliança com os Índios da região.

Tomé Mbuia-João: Democracia Americana - Os Primeiros 45 Anos

Dizíamos na conversa passada que a Inglaterra gozava das simpatias dos estados do norte, mas que a guerra de 1812 não veio como surpresa para os americanos ou os ingleses. Por debaixo das cinzas do fervor nacionalista nortenho, patente na oratória da Convenção de Hartford, havia toda uma lista de agravos que as treze ex-colónias atiravam à ex-metrópole inglesa, além das rivalidades comerciais que existiam entre si. Uma longa lista de agravos que vinha de muito longa data. No fundo as treze ex-colónias acusavam a ex-metrópole de interferência aberta e encoberta na sua vida política, como nação independente.

Entre as interferências figurava aquela prática britânica de se meterem os ingleses em navios americanos, ancorados em portos seguros e neutrais muito embora, ou no alto mar, nos oceanos livres de soberania de ninguém, à busca de desertores ingleses de guerra a odiosa prática do ”impressment”, hoje diríamos ”sequestro” a olhos vistos, em que acabavam por ser apanhados cidadãos americanos tidos por ingleses, quando a tez da pele e os documentos de identidade não serviam para os ilibar. Fazia parte desta lista também o contrabando transparente e persistente, em que os comerciantes ingleses se envolviam tanto na costa atlântica, como no interior. Mas esta prática - o contrabando - já vinha dos tempos coloniais. Fazia parte doutra lista, das causas da guerra da independência. Desta feita, porém, o hábito tornara-se mais grave.

Beneficiavam deste contrabando, nas terras do interior, as etnias índias de varias denominações que as habitavam em densidade. Os comerciantes ingleses que frequentavam estas terras eram acusados de passar apoio material - para dizer também militar - que poderia ser usado por estes mesmos índios contra os chamados pioneiros, colonos, comerciantes, exploradores ou outros viandantes, vindos da costa à busca de novos espaços lá para dentro.

Esta questão das terras do interior, para dizer a verdade aqui também, os americanos nunca tinham perdoado a Inglaterra desde a assinatura da independência em Paris em 1783. A Inglaterra prometera, no documento da independência, que iria abandonar as praças e fortificações militares e de comércio, no interior, à nova bandeira nacional que avançava da costa. As planícies ubérrimas doTransmississipi, o Mississipi que ficou a marcar a fronteira entre as treze ex-colonias independentes, os ingleses no Canadá, e a Espanha, no sudoeste do Continente.

Foi a Inglaterra, não e a Espanha, que ficou à espera de novos abalos, um novo xadrez de forças entre os pretendentes da vasta zona interior, como vai ser agora. Terras que a America reivindicava como suas, por destino como dizia; fossem indias, como a Inglaterra pretendia - a America não reconhecia. Daí a acusação contra a Inglaterra de estar ali - no interior a ajudar os indios e a incita-los em guerras não apenas comerciais - mas de nacionalidade também, contra os treze estados da costa, que avançavam implacavelmente na sua ocupação. A fronteira, que se ia tornando epopeia nacional, de contos e feitos, heróis e rufiões, de todas as cores e matizes, brancos, negros e índios para sempre inscritos na histórianacional americana.

Um autor de uma historia muito lida no seu tempo, e ainda famosa, Frederick Turner, chamou a história da cultura desta America - a historia da fronteira. Esta fronteira e outras, sobretudo esta, palco agora da guerra que os americanos chamam a sua segunda guerra da independencia contra a Inglaterra. A sua primeira fase será pela logica da situação ... a confrontação com os indios das terras.

XS
SM
MD
LG