Links de Acesso

Assistência internacional a África


O Presidente George W. Bush chegou à Escócia para se juntar aos outros líderes mundiais para a cimeira do grupo dos OITO que se espera tenha por foco a assistência internacional a África e as mudanças climáticas a nível global.

Os lideres dos governos das sete nações mais industrializadas, mais a Rússia, abrem hoje, quarta-feira, a cimeira de três dias na estancia escocesa de Gleneagles, nas vizinhanças de Edimburgo.

Anteriormente, e durante a sua escala na Dinamarca, o Presidente Bush disse reconhecer que a actividade humana contribui para a mudança climática no globo, mas reafirmou a sua oposição ao Acordo de Kyoto, referente a esta questão.

Depois das conversações com o Primeiro Ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, Bush criticou o Acordo de Kyoto devido ao facto do documento excluir muitas nações em desenvolvimento. O presidente americano sublinhou a necessidade de abandonar o uso de combustíveis fósseis, promovendo tecnologias alternativas de energia, sobretudo nos países em desenvolvimento.

O líder americano reafirmou também o seu apoio ao cancelamento da dívida das nações mais pobres em África, sobretudo aquelas que estão envolvidas na luta contra a SIDA e a malária. Mas Bush sublinhou que a assistência seria ligada ao que chamou de boa governação.

A semana passada, o Presidente Bush anunciou um novo financiamento para a África. Mas disse acreditar que as nações ricas devem ajudar a promover o desenvolvimento em África, não apenas a concessão de fundos, como dádivas.

Por sua vez, os líderes da União Africana exortaram as nações desenvolvidas do mundo a perdoarem a divida de todos país no Continente Africano.

XS
SM
MD
LG