Links de Acesso

Coreia do Norte disparou um missil


Um alto funcionário da administração americana disse que a Coreia do Norte disparou um míssil de curto alcance, que caiu no Mar do Japão.

Horas depois das primeiras noticias sobre os testes nucleares norte coreano, o chefe de gabinete da Casa Branca, Andrew Card foi entrevistado pela rede de televisão americana, CNN.

Card disse aquela cadeia de televisão que as razoes para se acreditar na denuncia do Japão, são realísticas.

“Parece ter havido um teste de míssil de curto alcance, norte coreano, que caiu no Mar do Japão.

Andrew Card deixou ainda claro que a administração do presidente George Bush esta a monitorizar de perto a situação e relembrou que a Coreia do Norte levou a cabo acções semelhantes no passado.

“Não estamos surpreendidos com isso. Os norte coreanos testaram mísseis no passado”.

Anteriormente e em declarações prestadas a cadeia de televisão, Fox News, o chefe de gabinete da Casa Branca, Andrew Card, dissera que Washington estava atenta às intenções da Coreia do Norte.

“Bem, penso que eles estão a querer adoptar uma postura provocadora ao mundo. E estão a forçar os outros a tomarem medidas."

Andrew Card sublinhou ainda que os Estados Unidos mantêm-se fieis ao compromisso com a diplomacia multilateral para conter as ambições nucleares de Pyongyang.

Fazendo eco das afirmações do presidente George Bush na conferencia de imprensa da passada Quinta Feira, Card relembrou que o líder norte coreano, Kim Jong Il nunca honrou as suas palavras, pelo que os Estados Unidos não vêem razoes para acreditar nele.

“Temos os russos, os chineses, os sul coreanos e japoneses trabalhando em parceria connosco para tentar fazer os norte coreanos reconhecerem que , primeiro de tudo, eles terão que honrar a sua palavra. Segundo, eles não devem desenvolver nenhum programa que leve a concepção de armas nucleares.”

Falando igualmente a cadeia de televisão CNN, o senador Carl Levin, por sinal o mais alto senador democrata membro do Comité das Forcas Armadas reconheceu como importante, as negociações multilaterais, mas salientou que só por si, não são suficientes.

“Também sentimo-nos na obrigação de fazer o que os nossos aliados sul coreanos querem que façamos, o que pressupõe igualmente, para alem das conversações multilaterais, encetar o dialogo directo com os norte coreanos. E e isso que tem estado em falta.

“A Coreia do Norte retirou-se das conversações multilaterais em Fevereiro ultimo.”

XS
SM
MD
LG