Links de Acesso

Nota de condolências pela morte do jornalista Moniz Francisco


Moniz Francisco
Moniz Francisco

Foi com profunda dor e consternação que o Serviço em Português da VOA e os seus correspondentes, particularmente em Angola, tomaram conhecimento do falecimento do colega Moniz Simão Muquebele, ocorrido na sexta-feira, 26, por motivos de doença, no Hospital do Uige.

Moniz Francisco, como era conhecido, conseguiu com esforço e sacrifício tornar-se numa referência do jornalismo, particularmente na província do Uíge, de onde era natural.

Ele deixa viúva e cinco filhos.

A perda de Moniz Francisco deixa um vazio à família enlutada, aos amigos e aos colegas de profissão.

Neste momento de dor, o Serviço em Português da VOA e seus Correspondentes, particularmente em Angola, apresentam à família os seus mais profundos sentimentos de pesar pela perda do Moniz Francisco, que já repousa em paz.

Notas biográficas

Moniz Simão Muquebele, de 37 anos, nasceu na comuna de Macocola, município de Milunga, província do Uíge, a 12 de Agosto de 1986.

Moniz Francisco em serviço de reportagem para a VOA
Moniz Francisco em serviço de reportagem para a VOA

No ano de 2015 ingressou no Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge, mas, por motivos pessoais, viu-se forçado a cancelar os estudos no II ano do Curso de Ensino Primário.

Sempre mostrou uma grande paixão pelo jornalismo, facto que lhe motivou a profissionalizar-se na mesma área, tendo frequentado por isso várias accções de formação.

Trabalhou como correspondente no Uíge para as rádios Despertar, Eclésia, foi colaborador do Jornal de Angola, e, até à sua morte, foi correspondente da Voz da América no Uíge.

Fórum

XS
SM
MD
LG