Links de Acesso

Faleceu António Gonçalves, antigo colaborador da VOA


António Gonçalves (cortesia Facebook António Gonçalves)
António Gonçalves (cortesia Facebook António Gonçalves)

António Gonçalves foi um pilar do programa “Angola Linha Directa, Linha Aberta” (mais tarde Visão Angola) transmitido pela VOA Português entre 1996 e 2003.

Faleceu, em Luanda, vítima de doença.

Foi contratado pela VOA, para a abertura da sua delegação em Luanda demonstrando, desde logo, ser polivalente e empenhado. Inicialmente contratado como motorista, foi promovido, mais tarde, a produtor. António Gonçalves era um auto didacta. Aprendeu a operar e a fazer a manutenção do equipamento utilizado para gravar e editar reportagens, debates e mesas redondas, juntando esse trabalho ao da produção.

Tinha hábitos de trabalho exemplares. Era o primeiro a chegar e frequentemente o último a regressar a casa, o que só fazia depois de confirmar que todo o material necessário para a emissão do “Angola Linha Directa, Linha Aberta” fora enviado para Washington em boas condições.

Foi um pilar essencial do programa e um apoio imprescindível dos delegados que, idos dos Estados Unidos — alguns sem experiência de viver em África — chefiaram a delegação, ao longo dos anos. Ajudou-os a navegar a burocracia, os hábitos locais, e as ruas caóticas e sempre congestionadas de Luanda.

Amigos e colegas recordam-no como paciente, humilde e bem disposto.

À família enlutada o Departamento em Portugues da Voz da América envia os mais sinceros pêsames.

Paz à sua alma.

XS
SM
MD
LG