Links de Acesso

SADC defende acções coordenadas para apoiar combate ao terrorismo em Moçambique


Sterrgomena Tax - Secretária Executiva da SADC
Sterrgomena Tax - Secretária Executiva da SADC

A Secretária Executiva da SADC, Stergomena Tax, defendeu na tarde de quarta-feira, 7 Março, a adopção de uma estratégia regional coordenada, para melhor combater o terrorismo na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

A Secretária falava na sessão ministerial da troika do bloco regional da Africa Austral que prepara a reunião de Chefes de Estado e de Governo, convocada esta quinta-feir, na capital moçambicana.

“É oportuno que, como SADC, concretizemos as nossas intervenções, através da adopção de uma abordagem regional e da prestação de apoio a Moçambique no combate ao terrorismo” realçou Tax, remetendo todas as decisões para amanhã.

Por sua vez, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Botswana, Lemogang Kwape, salientou que nenhum Estado-Membro pode ou deve enfrentar esta ameaça sozinho.

“Precisamos de nos manter firmes e unidos, como a região, numa demonstração de solidariedade para com o nosso país irmão, Moçambique. Todos concordaremos que a situação de segurança em Moçambique não pode continuar a deteriorar-se. Precisamos de agir e agir de forma decisiva, de uma forma abrangente” salientou o ministro.

XS
SM
MD
LG