Links de Acesso

"Formação de fuzileiros é parte de abordagem holística contra terrorismo", diz embaixador em Maputo


Arranque da formação de fuzileiros moçambicanos
Arranque da formação de fuzileiros moçambicanos

Dennis W. Hearne diz que ajuda americana inclui pacote destinado ao desenvolvimento sócio-económico

O embaixador americano em Maputo, Dennis W. Hearne, disse à VOA que a formação de fuzileiros moçambicanos é parte de uma estratégia holística, que visa ajudar o país a combater o terrorismo e extremismo violento em Cabo Delgado.

A formação, que iniciou ontém, é ministrada por elementos do Comando das Operações Especiais norte-americanas para África.

“A nossa abordagem é multifacetada: Inclui programas de desenvolvimento sócio-económico, resiliência de comunidades e assistência de segurança,” disse Hearne.

Até no momento, disse Hearne, os Estados Unidos investiram, pelo menos, 39 milhões de dólares em programas de sócio-económicos em Cabo Delgado.

Embaixador Dennis W. Hearne
Embaixador Dennis W. Hearne

O diplomata frisou que “a protecção de civis, direitos humanos e o envolvimento de comunidade são centrais para a abordagem dos Estados Unidos e são fundamentais para combater efectivamente o Estado Islâmico em Moçambique”.

Para Hearne, a formação de fuzileiros “é um excelente começo”, porque ajuda a estabelecer vínculos importantes com as forças de defesa para a melhoria de aspectos tácticos e garantia da protecção da população civil na luta contra os extremistas.

Acompanhe:

Formação de fuzileiros moçambicanos é parte de uma abordagem holística contra o terrorismo, diz o embaixador Dennis Hearne
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:07 0:00


XS
SM
MD
LG