Links de Acesso

Insurgência em Cabo Delgado: O Estado deve dialogar com as comunidades, diz o académico Jerry Maquenzi


 Macomia, Cabo Delgado, 2018
Macomia, Cabo Delgado, 2018

Os ataques na província de Cabo Delgado podem ser causados pela grande euforia em torno da descoberta de recursos naturais, fiscalização repressiva da exploração de recursos naturais e a ruptura de fontes de rendimento nas minas em Montepuez.

Esses pontos constam de um estudo recente dos académicos João Feijó e Jerry Maquenzi, do Observatório do Meio Rural (OMR).

Maquenzi diz que “quando começou a exploração de pedras preciosas por garimpeiros ilegais, ali estavam Indivíduos de vários países”, que depois vendiam nas suas terras de origem.

Mas, continua, “com a entrada de novas empresas, isto de alguma forma criou descontentamento daqueles indivíduos que estavam directamente ligados aos negócios”.

Os ataques, segundo as autoridades, tiveram inicio em Outubro de 2017. Mais de 200 pessoas foram mortas e inúmeras casas de população pobre foram destruídas.

Na resposta à situação, o académico Maquenzi diz que o diálogo permanente entre o Estado e as comunidades pode ser a solução.

“Um dos aspectos mais importantes é a comunicação, ou seja, o Estado deve criar condições de tentar conversar com as comunidades, qualquer decisão ou política que pretende implementar tem que auscultar as pessoas”, diz.

Acompanhe:

Insurgência em Cabo Delgado: O Estado deve dialogar com as comunidades, diz o académico Jerry Maquenzi
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:45 0:00

XS
SM
MD
LG