Links de Acesso

EUA ajudam programa alimentar nas escolas de Moçambique


Cerca de 200 escolas primárias vão beneficiar de uma doação de 20 milhõs de dolares

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América acaba de desembolsar cerca de 20 milhões de dólares em apoio ao programa de alimentação escolar em Moçambique.


please wait

No media source currently available

0:00 0:03:39 0:00
Faça o Download


O programa a ser implementado conjuntamente com a visão Mundial, uma organização não governamental e o governo de Moçambique, vai beneficiar um total de 200 escolas primárias, nos distritos de Muecate e Nacarôa, na província nortenha de Nampula.

Em toda a província de Nampula, existem pouco mais de um milhão, cento quarenta e três mil alunos distribuídos por pouco mais de duas mil escolas.

Está é uma iniciativa que vai contribuir para a melhoria da qualidade de ensino através de intervenções que incluem fornecimento de alimentos as escolas.

A escolha de Muecate e Nacarôa para a implementação do projecto de alimentação escolar é devido ao facto de a Visão Mundial, estar a implementar seus programas naqueles dois locais.

Assim nos próximos cinco dias, a província de Nampula é palco de um encontro internacional, onde a Visão Mundial junta os seus parceiros para planificar e passar em revista as actividades programada, nomeadamente a procura de melhores formas de como o projecto vai colaborar com os sectores de agricultura, saúde e educação.

Por que para além de o programa oferecer as crianças almoços durante o período lectivo, com uma sopa e comida variada, inclui uma componente de educação nutricional, onde especialistas das área de saúde vão trabalhar com os conselhos de escolas locais na promoção de acções tendentes a melhorar a dieta alimentar para além de agrónomos que serão envolvidos na componente de produção hortícolas.

Recorde-se que a província de Nampula, apesar do potencial agro ecológico, apresenta taxas de desnutrição preocupante.

Segundo soube a Voz de América, serão também realizadas diversas actividades de treinamentos aos professores no sentido de melhorarem a qualidade de ensino naquelas escolas.

Para o representante do governador provincial de Nampula, presente naquele evento, Tomas Nhane, o projecto de alimentação escolas, vai contribuir sobre maneira para o aumento do número de crianças bem nutridas e melhorar a assiduidade e concentração dos alunos.
XS
SM
MD
LG