Links de Acesso

ANGOLA FALA SÓ - José Eduardo Agualusa: "Eleições locais são uma miragem"


O escritor angolano José Eduardo Agualusa criticou os atrasos na realização de eleições autárquicas em Angola, afirmando que "são uma miragem".

Essas eleições estavam previstas para 2014, mas o Ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, admitiu o seu adiamento para o ano seguinte.

"Essas eleições são uma miragem. à medida que se avança para elas, ficam para mais tarde", disse o escritor Agualusa, respondendo aos ouvintes da Voz da América, no programa Angola Fala Só.

"O poder local é uma inquietação porque as eleições não aconteceram e isso desanima o cidadão", afirmou José Eduardo Agualusa, para quem "as eleições locais ajudam a desenvolver as regiões. Sem elas não há justiça no desenvolvimento regional".

O escritor disse, ainda, que em Angola "o combate à corrupção ainda é só conversa" porque nenhuma figura poderosa foi a tribunal.

"O combate à corrupção só vence quando partir de cima. No Brasil veio de cima. Em Angola ainda não", frisou o escritor afirmando que "Angola tem um caminho muito grande a percorrer para a sua democratização completa".

José Eduardo Agualusa considerou que a sociedade angolana esperava, após o fim da guerra um progresso mais rápido para a democracia, mas isso não aconteceu. "A grande batalha dos próximos anos é avançar para a democracia plena", mas, neste últimos meses, "parece que não estamos a caminhar para a democracia mas para um sistema mais totalitário".

Pensa que, para resolver a questão de Cabinda, "o importante é consultar a população" e que, na educação, Angola devia investir mais no ensino básico e só depois no ensino superior - ao contrário do que está, erradamente, a fazer agora.

Disse que "só há a chamada verdade oficial na história de Angola" e que devem ser ouvidas mais vozes. Quanto a si próprio, afirmou não ter desejo de escrever a história formal de Angola, mas deseja continuar a abordá-la através dos seus trabalhos de ficção.

José Eduardo Agualusa está neste momento a escrever o guião para um filme, de produção basileira, baseado no seu romance, "Nação Crioula" sobre uma mulher que tendo sido escrava foi uma das pessoas mais ricas e poderosas de Angola.

Clique no link abaixo para ouvir o programa.
14 Dec 2012 Angola Fala Só - José Eduardo Agualusa: "Eleições locais são uma miragem"
please wait

No media source currently available

0:00 1:00:00 0:00
Faça o Download

Clique aqui para ouvir todos os programas Angola Fala Só
XS
SM
MD
LG