Links de Acesso

Dança das cadeiras: Quem entra e quem sai da Assembleia Nacional


People wait in line to pay their respects to Nelson Mandela on the third and final day of the former South African president lying in state at the Union Buildings in downtown Pretoria.
People wait in line to pay their respects to Nelson Mandela on the third and final day of the former South African president lying in state at the Union Buildings in downtown Pretoria.

Até ao momento, com base em estimativas, o MPLA assegura 174 deputados, a UNITA 32, a CASA-CE 7, o PRS 3 e a FNLA apenas um. Faltam atribuir três assentos parlamentares.

Com os resultados das eleições angolanas apurados quase na totalidade, o MPLA tem assegurados 174 lugares na nova assembleia nacional – menos do que os actuais 191. A UNITA duplica a sua representação de 16 para 32 deputados. E a recém criada CASA-CE preenche sete lugares. Mas entre quem entra e quem sai há nomes conhecidos, promoções e desaires.

Segundo a lei que regula a distribuição de deputados por bancada no parlamento angolano pode estimar-se que o MPLA terá 93 deputados pelo circulo nacional e 80 no circulo provincial, totalizando 173 lugares.

Destaques para José Eduardo dos Santos e Manuel Vicente, presidente e vice-presidente da República podendo por isso abrir duas vagas para Vitoria da Conceição e Aurora Junjo Cassule, candidatas com os números 95 e 95 respectivamente, na lista nacional do MPLA. Se o partido não eleger mais nenhum deputado pela lista nacional, fica de fora Welwicthia Tchize Dos Santos a filha do presidente Jose Eduardo dos Santos. Certa, também, parece a exclusão de Bento Raimundo da organização AJAPRAZ, a economista Júlia Ornelas, Yaba Albereto ex-vice ministro da Juventude, Jos Capapinha ex-governador de Luanda, outra ex-governadora Francisca do Espírito Santo, Eusébio Teixeira, actual governador do Kuando Kubango, a jornalista Paula Simons e o ex-craque do futebol Alcebiades Maeco Akua.

Quanto à UNITA, segundo partido mais votado, tem até agora 24 lugares no círculo nacional com destaque para Isaías Samakuva e Ernesto Mulato, presidente e vice-presidente, bem como o regresso de Fernando Heitor e a entrada de Nfuka Muzemba. Eugénio Manuvakola numero 24 na lista nacional da UNITA, é o ultimo a entrar. De fora ficam Jaka Jamba, número 39, Jardo Muekalia, número 48 da lista, e Augusto Pedro - conhecido como Makuta Nkondo com numero 77.

Entram pelos círculos provinciais, chegam à Assembleia Manuel Savihemba, do Bié, Raul Danda, de Cabinda; Liberty Chiaka, pelo circulo do Huambo; e por Luanda, a jurista Mihaela Webba.

A coligação CASA-Ce elegeu oito deputados todos pelo círculo nacional com os destaques para o número um da lista, Abel Chivukuvuku e André Mendes de Carvalho "Miau" numero dois. Entraram, também, pela bancada da CASA-CE Manuel Fernandes, Lindo Bernardo Tito e Alexandre Sebastião André. O grande destaque pela negativa é o cabeça de liosta para a capital, Willian Tonet que fica de fora já que Luanda elegeu quatro deputados do MPLA e um da UNITA. De fora pela CASA-CE ficaram também Carlos Candanda e a antiga candidata à Presidência da República, Luisete Araújo.

O PRS tem três lugares no parlamento com o seu líder Eduardo Kuangana e Benedito Daniel, o secretário-geral, e um Simão Muvumba Satami, pelo círculo da Lunda Sul.

Quuanto à FNLA, elegeu apenas um deputado portanto, Lucas Ngonda.
A Nova Democracia não conseguiu eleger, este ano, nenhum deputado, bem como os estreantes PAPOD, FUMA e CPO que ficaram em branco correndo o risco de serem erradiados da cena politica angolana.

No total, já estão garantidos 217 lugares, faltando apurar apenas três deputados, para completar os 220 parlamentares que integram a Assembleia Nacional.
XS
SM
MD
LG