Links de Acesso

África do Sul: Maior partido da oposição pede fim do "desemprego e desgoverno" do ANC


Dirigente da Aliança Democrática John Steenhuisen
Dirigente da Aliança Democrática John Steenhuisen

Partido no poder em risco de perder a sua maioria no parlamento nas eleições de quarta-feira

A poucos dias das eleições gerais na África do Sul, o líder da Aliança Democrática (AD), o maior partido da oposição da África do Sul, John Steenhuisen, apelou aos eleitores este domingo, 26, para que votem no seu partido, porque este não faz promessas vazias.

A AD, que obteve a segunda maior percentagem de votos nas anteriores eleições, instou os seus apoiantes a usarem os seus votos para encerrar o capítulo do governo do Congresso Nacional Africano (ANC) que ele disse ser um símbolo do "desemprego, corrupção e desgoverno", e escrever um novo capítulo quando votarem na quarta-feira.

"Ao contrário de todos os outros partidos nesta eleição, o DA não faz promessas sobre o que faremos um dia. Mostramo-vos as provas do que já estamos a fazer hoje", afirmou Steenhuisen aos seus apoiantes.

A AD dirige o Governo provincial do Cabo Ocidental, sede da popular cidade turística da Cidade do Cabo.

Steenhuisen disse que o seu partido “não surgiu do nada para prometer o céu, o sul e a lua”.

As sondagens eleitorais indicam que o ANC poderá perder a sua maioria parlamentar, pela primeira vez desde que Nelson Mandela foi eleito para o poder em 1994, no final do apartheid.

A AD formou um pacto com alguns partidos menores para tentar obter mais de 50% dos votos necessários para formar um governo, uma aliança que inclui o partido nacionalista Zulu Inkatha Freedom Party e o ActionSA, um partido liderado por um ex-prefeito de Joanesburgo, o centro económico do país.

As eleições na África do Sul realizam-se a 29 de Maio.

Fórum

XS
SM
MD
LG