A Cimeira EUA-Africa é uma boa oportunidade para atrair investimento norte-americano para o continente, disse o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, hoje, 19, em Maputo.
Nyusi falou do progresso, desafios e potencialidades do continente africano para fortalecer as relações com os Estados Unidos.
A materialização das oportunidades, disse, demanda recursos financeiros avultados que não se encontram prontamente disponíveis localmente.
Ele citou o Banco Africano de Desenvolvimento para afirmar que “o continente apresenta um défice de financiamento para infraestruturas estimado entre 68 a 108 biliões de dólares americanos”.
A Sub-Secretária do Comércio dos Estados Unidos de América, Karen Dunn Kelley, disse que é fundamental que se juntem esforços para a melhoria do ambiente de negócios no continente.
"Nós sabemos que o Governos dos Estados Unidos podem fazer mais para capitalizar a competitividade das empresas e o espírito empreendedor do povo africano", disse. Kelley.
Foi nessa perspectiva que ela anunciou a iniciativa Prosper Africa cujo obectivo é impulsionar o comércio e investimentos entre as duas partes.
Acompanhe em www.voaportugues.com: