sexta-feira, 18 abril, 2014. 00:23 UTC

Notícias / África

Zimbabué: ZANU-PF prepara-se para eleições

A ZANU-PF, está a realizar a sua conferência anual tendo no horizonte as eleições do próximo ano

Tamanho das letras - +
Redacção VOA
O partido do presidente zimbabueano, Robert Mugabe, a ZANU-PF, está a realizar a sua conferência anual tendo no horizonte as eleições do próximo ano, altura em que termina o mandato da frágil coligação que governa o país há 3 anos.

No local onde decorre a conferência, uma canção apela a todos os apoiantes do presidente Mugabe que se levantem para poderem ser contados. A mensagem é repetida incessantemente em Gweru onde o partido de Mugabe, a ZANU-PF está a realizar esta semana a sua conferência.


De acordo como o porta-voz do partido, Rugare Gumbo, a conferência de Gweru a 300 km a sudoeste de Harare, reveste-se de particular importância: “ Esta conferência é fundamental porque vamos para uma eleição harmonizada no princípio do ano e temos que preparar o partido para uma vitória folgada. Temos que apresentar um programa que responda às preocupações do povo”.

Segundo Gumbo, Mugabe, de 88 anos de idade, deverá ser o candidato nas presidenciais que deverão realizar-se em Junho de 2013.

Em 2008 Mugabe reivindicou vitória, mas, os líderes regionais não aceitaram os resultados por causa da violência contra os apoiantes do partido do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, o MDC. Desde então os dois líderes formaram um governo de partilha do poder.

Agora os dois partidos estão a confrontar-se devido a desacordos sobre o conteúdo da nova constituição. Uma nova constituição é uma das condições impostas pelos líderes regionais para poderem considerar que o Zimbabué teve eleições livres e justas.

Tsvangirai disse entretanto que o seu partido já começou a preparar-se para as eleições do ano que vem e que está a elaborar um programa para a sua campanha eleitoral.

Contudo para a ZANU-PF, perder as eleições do ano que vem está fora de questão. Para além disso, pretende recuperar a maioria parlamentar perdida em 2008. Para o porta-voz Rugare Gumbo, o partido está bem encaminhado:
“Estamos bastante confiantes. O partido está a funcionar plenamente e é muito forte. Falta apenas acertar alguns pormenores”.

Resta saber porém, concluem vários analistas, se estas eleições decorrerão pacificamente ou se degenerarão em violência tal como em 2008.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 17 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
17.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos