Links de Acesso

Cabo Verde: o drama das deportações e a violência doméstica


O drama das deportações para Cabo Verde, na sua grande maioria dos Estados Unidos, tem tido consequências a várioas níveis. A começar pelos deportados, pelas famílias que ficaram nos países de emigração e nas famílas nas ilhas, mas também na sociedade cabo-verdiana e na imagem que se tem dos mesmos.

Muitos ligam os deportados a crimes como assaltos à mão armada ou tráfico de drogas, mas o sociólogo cabo-verdiano Redi Lima considera que essa visão deve ser alterada, já que muitos casos de cidadãos deportados para o arquipélago, sobretudo dos Estados da Unidos, têm por trás condenações por violência doméstica.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:09 0:00
Faça o Download

Reidi Lima diz não existir nenhum dado concreto que indique de que esses cidadãos são os responsáveis pelo aumento de crimes em Cabo Verde.

Para o sociólogo e professor universitário, é evidente a imitação de alguns jovens que vivem no país em relação à forma de estar e comportamentos de determinados cidadãos deportados.

No entanto, esse facto por si só, "não nos dá direito de fazer a ligação directa entre os deportados e o aumento da criminalidade", explica Lima.

A própria ministra das Comunidades Fernanda Fernandes também não sabe se existe uma ligação directa entre os deportados e o aumento da criminalidade no arquipélago.

Embora reconheça a legitimidade de cada Estado aplicar as respectivas leis, o sociólogo Reidi Lima entende que há casos que não merecem a deportação.

Aquele especialista considera que o Governo cabo-verdiano deve encetar mais negociações com os países que acolhem os nossos emigrantes, no caso concreto os Estados Unidos, para tentar encontra alguma alternativa.

Questionado a propósito, a ministra das Comunidades afirma que Cabo Verde tem pouca margem de manobra no sentido de influenciar os países de acolhimento a não deportarem cidadãos cabo-verdianos.

Fernanda Fernandes destaca a necessidade de se jogar no campo da prevenção.

XS
SM
MD
LG