segunda-feira, 30 março, 2015. 14:10 UTC

Notícias / Estados Unidos

EUA: Dia de decisão. Americanos votam em eleições gerais

João Santa Rita
 Com os cidadãos Americanos a votarem através do país as sondagens indicam que poderemos estar perante um dia muito longo com a possibilidade de contagens e recontagens se prolongarem pela noite fora.




Uma média das ultimas sondagens á escala nacional indica uma ligeira vantagem de 0,7% para Obama.

Mas as eleições americanas são decididas estado a estado onde se escolhem representantes para um colégio eleitoral. E nos estados que vão na realidade decidir estas eleições Obama goza de vantagem embora também aí seja tudo dentro da margem de erro.

Há que tomar atenção á Florida, Virgínia, Carolina do Norte e principalmente Ohio. Se é verdade que Obama esta atrás de Romney na Florida e Carolina do Norte, no Ohio  Obama tem uma vantagem média de2,9%. Os analistas concordam que para Romney isto é muito má notícia. Para o candidato Republicano é quase que impossível ganhar o colégio eleitoral se não vencer o Ohio.

Ontem o presidente falou em comícios em Wisconsin, Ohio e no Iowa  e exortou os eleitores a deslocarem-se às urnas.

Num comício no Iowa O presidente apelou aos eleitores para o ajudarem a terminar o que iniciou há quatro anos atrás.

“Romney está a tentar embrulhar em papel novo ideias velhas que não funcionam apresentando-as como mudança,” disse Obama.

“ Ele está a tentar apresentar estas velhas ideias que não funcionam como sendo novas e que desta vez vão funcionar. Mas aqui no Ohio nós sabemos o que é a verdadeira mudança e sabemos que aquilo que ele está a vender não é mudança,” acrescentou

Mitt Romney esteve ontem na Florida um dos estados considerados vitais para as suas possibilidades enquanto o seu candidato á vice-presidência esteve na Virgínia outro estado que vai jogar um papel importante nas eleições

“Vocês sabem que não temos que aceitar mais quatro anos como os últimos quatro anos. Vocês sabem que num só dia podemos eleger Mitt Romney como próximo presidente dos Estados Unidos e pôr de novo o nosso pais a avançar,” disse Ryan

Os americanos estão também a votar hoje pelos deputados á Câmara dos Representantes e por um terço do Senado. As sondagens indicam que os Republicanos deverão manter controlo da Câmara enquanto os Democratas deverão continuar a controlar o Senado embora com uma maioria reduzida.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Taverna medieval revive lutas entre cavaleirosi
X
30.03.2015 07:28
As artes marciais europeias não são muito praticadas ou conhecidas pela maioria das pessoas, mas uma taverna em Washington quer mudar essa situação. Combinando artes visuais, marciais e culinárias, a taverna traz a história medieval de volta à vida.
Vídeo

Vídeo Taverna medieval revive lutas entre cavaleiros

As artes marciais europeias não são muito praticadas ou conhecidas pela maioria das pessoas, mas uma taverna em Washington quer mudar essa situação. Combinando artes visuais, marciais e culinárias, a taverna traz a história medieval de volta à vida.
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Vin Diesel, Kerry Washington e Elton John no boicote sem boicote!

O episódio 8 da #PassadeiraVermelha da Voz da América está cada vez mais "quente"! Sabe quem é Darius Rucker? Vai querer ouvir a música dele e nós temos! O top 3 da música americana tem Bruno Mars que não tira o pé por nada, Ed Sheeran também firme e forte e uma nova entrada... é Darius!
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 27 Fevereiro 2015

As imagens noticiosas de Africa
Vídeo

Vídeo Eleições na Nigéria - a 28 de Março 2015 decide-se!

A população da Nigéria vota nas eleições pesidenciais e parlamentares mais disputadas desde 1999. GoodLuck Johnatan enfrenta 13 candidatos na sua tentativa de reeleição. Seu principal adversário é Muhammadu Buhari, do Congresso de Todos Progressistas.
Mais Vídeos