sexta-feira, 31 outubro, 2014. 09:03 UTC

Notícias / Estados Unidos

EUA: Democratas com maioria no Senado e Republicanos controlam Câmara dos Representantes

Votos contados atá ao momento dão aos Democratas a maioria na Câmara Baixa com 55 assentos enquanto que os Republicanos controlam a Câmara Alta com 226 lugares

Reunião do Congresso dos Estados Unidos (Arquivo)
Reunião do Congresso dos Estados Unidos (Arquivo)

Multimédia

Áudio
Michael Bowman
Ao mesmo tempo que o presidente Barack Obama ganhou as eleições, o seu partido conseguiu também reforçar a sua presença no Senado, controlado pelos Democratas.

Michaell Bowman da VOA diz no entanto que os Republicanos vão continuar a manter a sua forte maioria na Câmara dos Representantes, num Congresso politicamente dividido.

No Estado de Massachusetts os Democratas recuperaram o mandato do Senador Edward Kennedy, que tinham perdido nas eleições intercalares de 2010 após a sua morte.

Elizabeth Warren é a nova senadora democrata eleita na noite de ontem. Ela prometeu proteger a terceira idade dos cortes orçamentais defendidos pelos republicanos como cura para o agravante défice público.

“A todos os idosos, que merecem uma reforma com base nos direitos e garantias das suas pensões, iremos fazer de tudo para que os vossos benefícios de assistência médica e de segurança social sejam protegidos e que os bilionários e milionários paguem a sua parte justa dos impostos.”

O senador Scott Brown, adversário de Elizabeth Warren, não se mostrou agastado com a derrota.

“Permita-me dizer-vos que só se entende e faz a política a partir do momento que se respeite o julgamento do povo. E quando se concorre para um cargo político, tem que se estar pronto para assumir seja lá o que for, a vitória ou a derrota.”

Massachusetts é um de vários Estados onde os Democratas tanto ganharam assentos no Senado ou defenderam com sucesso os mandatos que tinham sido considerados como vulneráveis e que podiam ser recuperados pelos Republicanos.

No Estado do Wisconsin a democrata Tammy Baldwin fez a história a ser eleita como a primeira homossexual declarada eleita para o Senado.

Na Indiana, também o democrata Joe Donnelly ganhou a vaga ocupada pelo republicano Richard Lugar, derrotado nas eleições primárias por um outro republicano de nome Richard Mourdock. No seu discurso de vitória, Donelly deu enfâse ao diálogo bipartidário.

“Não é por causa da política. Não é por um partido ou outro. Irei como senador, para trabalhar pela vossa família. Fui o escolhido e não vejo e hora de começar a trabalhar.”

O corrente republicano Richard Mourdock era dado como favorito pelo menos até ao momento que fez a controversa declaração de que a gravidez resultante de violação sexual, era “a vontade de Deus”.

Apesar dos Republicanos terem perdido terreno na corrida ao Senado, o certo é que conseguiram manter a sua substancial maioria na Câmara dos Representantes. O presidente dessa câmara alta do Congresso, John Boehner disse que os republicanos vão levantar-se e agir como um baluarte contra os desígnios democratas.

“Durante dois anos, a nossa maioria na Câmara dos Representantes tem sido a primeira linha de defesa de americanos contra um governo que gasta em demasia, aplica demasiado impostos, e certamente que empresta bastante quando não é averiguado. E esta noite, eles responderam renovando a maioria da Câmara dos Representantes.”

Com um Congresso dividido, o diálogo bipartidário vai ser necessário para ultrapassar os enormes desafios que esperam pelo país, principalmente no que toca a política tributária. Um tal compromisso tem sido defendido por todos mas ainda assim há dois anos que vem faltando.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Americanas 30 Outubro 2014i
X
30.10.2014 21:02
As principais notícias que marcam a última semana do mês de Outubro, nos Estados Unidos
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 30 Outubro 2014

As principais notícias que marcam a última semana do mês de Outubro, nos Estados Unidos
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 30 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 29 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Levados pelo Boko Haram

O mundo espera para ver se a Nigéria consegue negociar a libertação das 219 raparigas da escola de Chibok, raptadas pelo grupo islâmico Boko Haram em Abril. Activistas dizem que o Boko Haram já raptou centenas de jovens rapazes, mulheres e crianças, desde 2009.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Mais Vídeos