Links de Acesso

Estados Unidos: Barack Obama toma posse de segundo mandato presidencial


A cerimónia privada oficial decorreu na Casa Branca; a cerimónia pública será contudo realizada na segunda-feira no Capitólio em Washington.

O presidente americano Barack Obama tomou posse do seu segundo mandato numa cerimónia privada na Casa Branca, este domingo.

O vice-presidente americano, Joe Biden, tomou também oficialmente posse domingo de manhã, na sua residência em Washington.

Biden juntou-se depois ao presidente Barack Obama, no Cemitério Nacional de Arlington, perto da capital, para a tradicional deposição de uma coroa de flores.

Curiosamente o presidente Obama toma posse duas vezes. A primeira, na cerimónia privada na Casa Branca cumprer o requisito constitucional que impõe a investidura no dia 20 de Janeiro.

Quando o dia 20 coincice com o fim-de-semana, como é o caso este ano, a cerimónia pública realiza-se na segunda-feira seguinte, na frente Oeste do edifício do Capitólio em Washington. Esta segunda-feira assinala também o feriado nacional em homenagem ao líder dos direitos cívicos americano Martin Luther King Jr..

A tomada de posse, a que assistirão centenas de milhares de pessoas, será seguida de tradicionais paradas e festas através da capital americana.

Há quatro anos, a primeira tomada de posse de Barack Obama atraiu a Washington mais de 2 milhões de pessoas.

Estima-se que este ano cerca de 800 mil pessoas assistam à cerimónia na alameda central de Washington junto ao Capitólio e aqui bem perto do edifício da VOA.
XS
SM
MD
LG