quinta-feira, 03 setembro, 2015. 04:26 UTC

Notícias / Estados Unidos

Estados Unidos: Barack Obama toma posse de segundo mandato presidencial

A cerimónia privada oficial decorreu na Casa Branca; a cerimónia pública será contudo realizada na segunda-feira no Capitólio em Washington.

Redacção VOA
O presidente americano Barack Obama tomou posse do seu segundo mandato numa cerimónia privada na Casa Branca, este domingo.

O vice-presidente americano, Joe Biden, tomou também oficialmente posse domingo de manhã, na sua residência em Washington.

Biden juntou-se depois ao presidente Barack Obama, no Cemitério Nacional de Arlington, perto da capital, para a tradicional deposição de uma coroa de flores.

Curiosamente o presidente Obama toma posse duas vezes. A primeira, na cerimónia privada na Casa Branca cumprer o requisito constitucional que impõe a investidura no dia 20 de Janeiro.

Quando o dia 20 coincice com o fim-de-semana, como é o caso este ano, a cerimónia pública realiza-se na segunda-feira seguinte, na frente Oeste do edifício do Capitólio em Washington. Esta segunda-feira assinala também o feriado nacional em homenagem ao líder dos direitos cívicos americano Martin Luther King Jr..

A tomada de posse, a que assistirão centenas de milhares de pessoas, será seguida de tradicionais paradas e festas através da capital americana.

Há quatro anos, a primeira tomada de posse de Barack Obama atraiu a Washington mais de 2 milhões de pessoas.

Estima-se que este ano cerca de 800 mil pessoas assistam à cerimónia na alameda central de Washington junto ao Capitólio e aqui bem perto do edifício da VOA.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Mwangolé de: N'gola Kiá Samba
21.01.2013 17:45
Presidente Barack Obama...o Sr é o HOMEM, não importa k outras surpresas a vida nos oferecerá, mas este seu feito é ÚNICO. Sei k há ditadores k lhe têm em boa conta, admirando-o mesmo. A eles porque não abraçarem a DEMOCRACIA, o feito do Obama só foi possível porque existe democracia nos USA, porque existem instituições fortes. Parem por favor de cozinhar os resultados das nossas eleições, estamos cansados de ter peças de muséu a nos governar, precisamos de inovação, de abertura, de respeito aos nossos anseios.


por: angolano de: luanda
21.01.2013 13:49
Desejo-lhe muitas felicidades e boa sorte no cumprimento desta nobre missão de guiar o estados unidas e o mundo.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Mundo 2 Setembro 2015i
X
02.09.2015 17:56
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (III): Joel Almeida perdido em Nova Iorque

Desafiámos o Joel a contar-nos os seus dias e cada dia que passa é uma aventura. Perder-se em Nova Iorque tem sido uma constante. O Joel está na cidade da grande maçã para um estágio de 2 meses dentro do programa Young African Leaders Initiave, criado por Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 1 Setembro 2015

Milahres dançam no festival tradicional suazi
Vídeo

Vídeo Manchetes americanas 1 Setembro 2015

Ben Carson, um novo Obama?
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (II): Joel Almeida e a visita à Estátua da Liberdade

Esta é a 2ª partilha de Joel e como seria de esperar Nova Iorque não é um lugar fácil. A ida à estátua da Liberdade provou ao Joel que um GPS pode ser tudo na vida.
Vídeo

Vídeo Diário de um YALI (I): Joel Almeida e a primeira aventura em Nova Iorque

Joel Almeida, de Cabo Verde, é designer de jogos e tem uma start-up. Participou no programa YALI por 6 semanas e dentro da mesma iniciativa está entre os 100 escolhidos para fazerem um estágio nos Estados Unidos durante 2 meses. Joel está em Nova Iorque e aceitou o desafio de nos contar os seus dias
Mais Vídeos