Links de Acesso

Obama e Romney vão lutar até ao último minuto


Candidato Republicano Mitt Romney em campanha na cidade de Virginia Beach, num dos Estados indecisos das eleições apelando os eleitores a votar
Candidato Republicano Mitt Romney em campanha na cidade de Virginia Beach, num dos Estados indecisos das eleições apelando os eleitores a votar

Margem reduzida da vantagem do presidente cessante Barack Obama, nas sondagens alimenta as esperanças do candidato republicano, Mitt Romney

A menos de 24 horas para as eleições, os dois candidatos presidenciais dão o tudo por tudo numa exaustiva campanha eleitoral da qual as sondagens apontam uma igualdade percentual em termos de intenções de voto.

O presidente BaracK Obama e o governador Mitt Romney prometem fazer campanha até ao último minuto, e os dois prevêem para hoje reuniões com eleitores em 8 Estados indecisos antes da votação de amanhã.

Tanto Obama como Romney acreditam que estas eleições serão ganhas em função de número de eleitores que os seus respectivos comités de candidatura e grupos de interesses conseguirem convencer para votar.

O presidente americano disse numa entrevista difundida hoje de manhã para os eleitores urbanos que “esta é uma eleição de viragem”.

O candidato republicano, Mitt Romney, disse por sua vez a multidão de apoiantes que o receberam esta manha no aeroporto de Sanford na Flórida que, “não vão deixar para depois” a acção de convencer as pessoas a irem votar.

As sondagens a escala nacional mostram os dois candidatos em impacte técnico. Uma sondagem final da NBC e Wall Street Journal mostra que Obama tem uma vantagem de 48 por cento das intenções de voto contra os 47 de Mitt Romney.

Uma outra amostra, desta vez do Washington Post e ABC News mostra Obama a 49 e Romney a 48 por cento. Uma terceira sondagem e desta feita da Pew Research Center publicada ontem dava uma vantagem de 3 pontos a Obama.
O presidente americano tinha 48 por cento das intenções de voto contra os 45 do seu adversário republicano.

Mitt Romney que esteve na Florida esta manhã, é ainda aguardado na Virgínia, e no New Hampshire. O presidente Barack Obama previu para este último dia de campanha comícios no Wisconsin, Iowa e Ohio, este último onde estará igualmente o seu adversário.
Os dois contendores vão encerrar a campanha hoje a noite com comícios na cidade de Columbus em Ohio a uma distância de pouco mais de10 quilómetros.
O presidente Obama despachou o antigo presidente Bill Clinton para a Pensilvânia hoje com vista a confirmar a sua vantagem naquele Estado.

Para já as duas grandes incertezas continuam a ser a adesão a votação e a composição do eleitorado. Se a adesão dos negros, latinos, mulheres e de jovens for ao nível de 2008, o presidente Obama terá a vantagem confirmada.

Mitt Romney está por sua vez confiante na paixão dos eleitores conservadores e numa possível forte afluência as urnas do eleitorado branco. Neste fim-de-semana o candidato republicano conseguiu reunir entre 15 a mil pessoas nos seus comícios, um feito jamais visto em termos de mobilização por parte da sua campanha.
XS
SM
MD
LG