quinta-feira, 31 julho, 2014. 21:36 UTC

Notícias / Estados Unidos

Obama e Romney vão lutar até ao último minuto

Margem reduzida da vantagem do presidente cessante Barack Obama, nas sondagens alimenta as esperanças do candidato republicano, Mitt Romney

Candidato Republicano Mitt Romney em campanha na cidade de Virginia Beach, num dos Estados indecisos das eleições apelando os eleitores a votar
Candidato Republicano Mitt Romney em campanha na cidade de Virginia Beach, num dos Estados indecisos das eleições apelando os eleitores a votar

Multimédia

Áudio
Redacção VOA
— A menos de 24 horas para as eleições, os dois candidatos presidenciais dão o tudo por tudo numa exaustiva campanha eleitoral da qual as sondagens apontam uma igualdade percentual em termos de intenções de voto.

O presidente BaracK Obama e o governador Mitt Romney prometem fazer campanha até ao último minuto, e os dois prevêem para hoje reuniões com eleitores em 8 Estados indecisos antes da votação de amanhã.

Tanto Obama como Romney acreditam que estas eleições serão ganhas em função de número de eleitores que os seus respectivos comités de candidatura e grupos de interesses conseguirem convencer para votar.

O presidente americano disse numa entrevista difundida hoje de manhã para os eleitores urbanos que “esta é uma eleição de viragem”.

O candidato republicano, Mitt Romney, disse por sua vez a multidão de apoiantes que o receberam esta manha no aeroporto de Sanford na Flórida que, “não vão deixar para depois” a acção de convencer as pessoas a irem votar.

As sondagens a escala nacional mostram os dois candidatos em impacte técnico. Uma sondagem final da NBC e Wall Street Journal mostra que Obama tem uma vantagem de 48 por cento das intenções de voto contra os 47 de Mitt Romney.

Uma outra amostra, desta vez do Washington Post e ABC News mostra Obama a 49 e Romney a 48 por cento. Uma terceira sondagem e desta feita da Pew Research Center publicada ontem dava uma vantagem de 3 pontos a Obama.
O presidente americano tinha 48 por cento das intenções de voto contra os 45 do seu adversário republicano.

Mitt Romney que esteve na Florida esta manhã, é ainda aguardado na Virgínia, e no New Hampshire. O presidente Barack Obama previu para este último dia de campanha comícios no Wisconsin, Iowa e Ohio, este último onde estará igualmente o seu adversário.
Os dois contendores vão encerrar a campanha hoje a noite com comícios na cidade de Columbus em Ohio a uma distância de pouco mais de10 quilómetros.
O presidente Obama despachou o antigo presidente Bill Clinton para a Pensilvânia hoje com vista a confirmar a sua vantagem naquele Estado.

Para já as duas grandes incertezas continuam a ser a adesão a votação e a composição do eleitorado. Se a adesão dos negros, latinos, mulheres e de jovens for ao nível de 2008, o presidente Obama terá a vantagem confirmada.

Mitt Romney está por sua vez confiante na paixão dos eleitores conservadores e numa possível forte afluência as urnas do eleitorado branco. Neste fim-de-semana o candidato republicano conseguiu reunir entre 15 a mil pessoas nos seus comícios, um feito jamais visto em termos de mobilização por parte da sua campanha.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Ivan Collinson - Participante Yalii
X
31.07.2014 20:06
Ivan Collinson - Participante Yali. Veio de Moçambique e é director adjunto do registo académico da Universidade Eduardo Mondlane. Ivan sente-se mais africano depois de participar na Iniciativa Jovens Líderes Africanos nos EUA
Vídeo

Vídeo Ivan Collinson - Participante Yali

Ivan Collinson - Participante Yali. Veio de Moçambique e é director adjunto do registo académico da Universidade Eduardo Mondlane. Ivan sente-se mais africano depois de participar na Iniciativa Jovens Líderes Africanos nos EUA
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 31 Julho 2014

Câmara dos Representantes indicia processo contra Presidente Barack Obama
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 31Julho 2014

Da propagação do vírus do ébola, aos ataques do Boko Haram. Os títulos que marcam a actualidade de África
Vídeo

Vídeo Cadija Mané - Participante Yali

Cadija Mané - Participante Yali. Veio da Guiné-Bissau, onde trabalha como coordenadora da Casa dos Direitos. Regressa para a Guiné com mais determinação e força de vontade para mudar as coisas
Vídeo

Vídeo Vilma Nhambi - Participante Yali

Vilma Nhambi - Participante Yali. Veio de Moçambique e tem um projecto com mulheres e adolescentes nas zonas rurais.
Vídeo

Vídeo Selma Neves - Participante Yali

Selma Neves - Participante Yali, veio de Cabo Verde. É Presidente da Incubadora, uma cooperativa de empoderamento de mulheres e fica por mais dois meses para um estágio em Nova Iorque
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 29 Julho 2014

Os principais assuntos que fazem a actualidade dos Estados Unidos da América, com Bruna Ladeira
Vídeo

Vídeo Majo Joseph - Participante Yali

Majo Joseph - Participante Yali veio de Moçambique e a sua área de acção é a sociedade civil e seu empoderamento
Vídeo

Vídeo Akiules Neto - Participante Yali

Akiules Neto - Participante Yali. Veio de Angola e a sua vida são os números
Mais Vídeos