segunda-feira, 21 abril, 2014. 12:24 UTC

Notícias / Estados Unidos

Incerteza entre Washington e Pequim

A complexidade dos desafios provenientes dos ataques cibernéticos

Ataques cibernéticos
Ataques cibernéticos
Tamanho das letras - +
— A alegação de uma empresa norte-americana de segurança cibernética de que o sector militar chinês efectua operações de espionagem a partir de um complexo de edifícios situado em Shangai parece estar a prejudicar o relacionamento entre os Estados Unidos e a China.

O relatório da empresa Mandiant visou abertamente o governo chinês, salientando que pode relacionar anos de ataques contra empresas norte-americanas directamente com uma divisão do Exercito Popular de Libertação.


As autoridades chinesas rejeitaram a alegações, enquanto os meios de informação locais alegam existir outras motivações para a divulgação do relatório.

Um editorial do China Daily argumenta que a motivação real para a acusação reside no reforço do Comando Cibernético do Pentágono.

O artigo refere que nas últimas semanas os media americanos anunciaram planos para a expansão do Comando Cibernético.

O artigo recorda igualmente que há dois anos atrás quando o Pentágono instalou o Comando Cibernético, foram apresentadas acusações semelhantes.

Outras publicações Chinesas consideram as alegações como não tendo qualquer fundamento. A versão chinesa do Global Times ridicularizou a cobertura dos meios de informação norte-americanos como tendo exagerado os dados do relatório.

As ameaças cibernéticas encontram-se entre os desafios que se colocam às relações entre os Estados Unidos e a China. Disputas económicas têm afectado o relacionamento, e no último ano as disputas de ilhas no mar do Sul da China ou entre o Japão e a China tornaram-se mais intensas.

Shi Yinhong professor de relações internacionais na Universidade de Renmin destaca o aumento de tensão em assuntos estratégicos, o que pode ser um mau presságio.

O professor Shi considera que os dois países necessitam de dialogar.

Responsáveis chineses e norte-americanos tem debatido questões de segurança cibernética e as duas partes têm mantido conversações informais.

No entanto os analistas acentuam que um simples envolvimento não é suficiente para fazer face à complexidade dos desafios provenientes dos ataques cibernéticos.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 18 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
18.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Mais Vídeos