Links de Acesso

União Europeia: 170 mil imigrantes entram no bloco em Setembro


Grupo de imigrantes, Alemanha,
Grupo de imigrantes, Alemanha,

Cerca de 170 mil imigrantes irregulares entraram na União Europeia em Setembro, disse hoje a agência responsável pelas fronteiras do bloco, a Frontex, elevando o total do ano até o momento para 710 mil.

O número é mais que o dobro dos 282 mil que cruzaram as fronteiras da UE irregularmente no ano inteiro de 2014, à medida que a Europa enfrenta a sua maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, escreve a Reuters.

Em Agosto, a Frontex registou 190 mil chegadas irregulares, muitas pelo mar em direcção à Grécia, marcando um quinto mês consecutivo de recorde. No total, 350 mil pessoas chegaram à Grécia de Janeiro a Setembro, dos quais 49 mil chegaram somente em Setembro, muitos vindos da Síria.

Uma escassez de barcos na Líbia e condições meteorológicas ruins ajudaram a reduzir o número de imigrantes que chegaram à Itália em Setembro para 12 mil, informou a Frontex, levando o total pela em nove meses na Itália para 129 mil, sendo muitos imigrantes da Eritreia.

A União Europeia luta para lidar com o fluxo de imigrantes que fogem da pobreza e guerras no Oriente Médio e África e arrastou o bloco de 28 países para uma crise.

XS
SM
MD
LG