Links de Acesso

Termina greve dos professores em Cabo Verde sem acordo


Praia, Cabo Verde
Praia, Cabo Verde

Todos dizem que os alunos são os principais prejudicados.

Em Cabo Verde, termina hoje a greve de 48 horas promovida pelos sindicatos dos professores do arquipélago..

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:08 0:00
Faça o Download

A greve, segundo os sindicatos, visa obrigar o Governo a resolver um conjunto de pendentes, como a reclassificação, a redução de carga horária, progressões e outras reivindicações.

Para alguns educandos ouvidos pela VOA, a paralisação das aulas só prejudica os alunos, embora considerem justa a luta dos professores.

Os nossos entrevistados são de opinião que a desmotivação do professor reflecte negativamente nas aulas que ministra, por isso esperam que algumas situações reivindicativas da classe sejam resolvidas.

Um encarregado da educação disse reconhecer o direito dos professores de fazerema greve, mas considera que o Ministério da Educação e os sindicatos deviam ter chegado a um entendimento, evitando a paralisação das aulas durante dois dias.

Na escola técnica em Achada de Santo António, um professor concorda com a luta do pessoal docente, mas afirma que o Governo e os sindicatos deviam ter chegado a uma plataforma de entendimento, evitando neste caso a greve, já que "os mais prejudicados com a paralisação das aulas são os alunos".

Já no liceu Pedro Gomes, encontramos uma professora que lamenta ter passado 20 anos a leccionar para depois entrar para o quadro do Ministério da Educação, sem esquecer, a reclassificação que espera há cerca de um ano.

Para a professora, estas e outras situações não resolvidas têm influência na vida dos docentes, podendo também reflectir de forma negativa na condução das aulas.

A greve de 48 horas convocada pelos sindicatos representativos dos professores cabo-verdianos termina esta quarta-feira, às 19 horas locais.

XS
SM
MD
LG