Links de Acesso

Tempestade de neve causa pelo menos 10 mortos nos EUA


Muriel Bowser, presidente da Câmara de Washington, disse que "esta é uma grande tempestade, com implicações de vida ou morte".

Pelo menos dez pessoas morreram em consequência da tempestade de neve, que está a atingir a Costa Leste dos Estados Unidos.

Calcula-se que cerca de 50 milhões de pessoas tenham sido afectadas pelo mau tempo e o número pode aumentar nas próximas horas.

O mau tempo está a afectar cerca de 22 estados do país, sendo que seis deles declararam estado de emergência, incluindo a capital americana, Washington DC, cujos transportes públicos estão fora de serviço desde Sexta-feira, 22, ao fim do dia.

Os estados vizinhos de Washington, Virgínia e Maryland, estão igualmente sob neve intensa. Em algumas zonas de Virgínia a neve já chegou a 18 centímetros de altura e em Maryland há zona que já atingiram 50 centímetros.

As autoridades pedem que as pessoas não saiam de casa. Especialistas prevêem mais de 60 centímetros de neve em alguns locais neste Sábado.

Na Carolina do Norte, seis pessoas morreram num acidente numa estrada coberta por uma camada de gelo, o que deixa a estrada extremamente escorregadia. A presidente da Câmara da cidade de Washington, uma das mais afectadas, Muriel Bowser, disse que "esta é uma grande tempestade, com implicações de vida ou morte".

No Kentucky, milhares de veículos ficaram presos em uma estrada interestadual e equipas de resgate têm levado água, combustível e comida para as pessoas que não conseguem deixar os veículos. Após o episódio, o trânsito foi bloqueado.

Quase sete mil voos tiveram que ser cancelados nas principais cidades norte-americanas.

As piores tempestades de Washington deram-se em Janeiro de 1922, em que a neve chegou a 71 centímetros e em Fevereiro de 2010, com 45 centímetros.

Fortes ventos e neve são previstos para as próximas horas. A situação deve começar a melhorar apenas no Domingo (24).

XS
SM
MD
LG