terça-feira, 29 julho, 2014. 12:44 UTC

Notícias / Mundo

Síria: Governo russo reconhece que Bashar al-Assad está a perder controlo do país

Capital Damasco tornou-se no palco de uma guerra de baixa intensidade com ataques diários dos rebeldes que se galvanizam através dos apoios e reconhecimentos internacionais

Efeitos da explosão de um carro armadilhado na cidade de Qatana nos subúrbios de Damasco
Efeitos da explosão de um carro armadilhado na cidade de Qatana nos subúrbios de Damasco

Multimédia

Áudio
Redacção VOA
A Rússia, o principal aliado da Síria reconheceu que o regime de Bashar al-Assad está a perder o controlo do país. Este anúncio do vice-ministro dos negócios estrangeiros russo, Mikhail Bogdanov acontece numa altura em que aumentam os ataques dos rebeldes a capital Damasco.

Além dos ataques de ontem, em que o ministro do interior acabou ferido num deles, hoje os rebeldes voltaram a atacar com uma série de explosões de carros armadilhados.

Os atentados hoje nos subúrbios de Damasco terão provocado a morte de cerca de uma trintena de pessoas. As agências de notícias ocidentais reportaram, pelo menos, uma série de explosões de bomba nas periferias da capital.

A mais recente delas, teve lugar na localidade de Jdeidet Artouz a sudoeste de Damasco. Oito civis, na sua maioria mulheres e crianças morreram em consequência da explosão de uma viatura armadilha, reportava a televisão estatal síria, citada pela France Press. O observatório Sírio dos Direitos Humanos, por sua vez dava conta que 4 civis morreram nessa explosão.

Horas antes, um outro ataque e também, através de viatura armadilhada na cidade de Qatana, vitimou 18 pessoas entre elas 7 crianças. A agência oficial síria – SANA – tinha atribuído o ataque aos terroristas, o termo usado pelo governo para designar os rebeldes.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos indicou desta que feita que a explosão visou um complexo de residências onde vivem alguns militares e suas famílias. Qatana é ainda uma cidade controlada pelo exército sírio, e composta na sua maioria por sunitas e também cristãos.

As áreas periféricas de Damasco encontram-se já há algum tempo sob intensos combates com o governo de Bashar al-Assad a tentar assegurar pelo menos o controlo de um perímetro de 8 quilómetros em torno da capital.

Ontem, Damasco e os seus bairros periféricos foram sacudidos por uma série de atentados que saldaram em 13 mortos. Uma das explosões visou o ministro interior, Mohammad Ibrahim al-Chaar que acabou ileso com alguns ferimentos ligeiros no ombro. Ele foi ferido pelo desabamento do tecto do seu escritório, alvo do ataque.

Hoje, a Rússia enquanto principal aliado do regime sírio reconheceu que o governo de Bashar al-Assad estava a perder cada vez mais o controlo do país. O vice-ministro russo dos negócios estrangeiros, Mikhail Bogdanov estimava que não era de excluir uma vitória da oposição. Bogdanov que era citado pela agência Itar-Tass, sublinhou que era preciso ver em frente, que o regime e o governo sírios estavam a perder o controlo do país.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Anónimo
13.12.2012 19:01
os rusos , deixaram a cultura deles do totalitarismo proletariado em angola , eles sabem fornecer arsenal militar , para ceifarem as vidas , depois quando tudo esta mal vao se embora e deixam o pais com armas . os rusos deixaram o arsenal de todo lixo da 2 guerra mundial em angola e divida , enfim nao os rusos assim como os ocidentais q procuram vender as s/ armas provocando as guerras , q matam os inocentes.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Majo Joseph - Participante Yalii
X
29.07.2014 12:16
Majo Joseph - Participante Yali veio de Moçambique e a sua área de acção é a sociedade civil e seu empoderamento
Vídeo

Vídeo Majo Joseph - Participante Yali

Majo Joseph - Participante Yali veio de Moçambique e a sua área de acção é a sociedade civil e seu empoderamento
Vídeo

Vídeo Akiules Neto - Participante Yali

Akiules Neto - Participante Yali. Veio de Angola e a sua vida sao os numeros
Vídeo

Vídeo Mamografias 3D revolucionam detecção do cancro da mama

Durante anos as mamografias desempenharam um papel vital na detecção do cancro da mama. Mas nem sempre conseguem identificar tumores perigosos. A tecnologia a três dimensões pode revolucionar a triagem e salvar vidas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Julho 2014

Os títulos que encerraram a semana no continente africano. Dos ataques do Boko Haram à expansão do vírus do ébola
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 24 Julho 2014

Os principais acontecimentos que marcam a actualidade americana na penúltima semana do mês de Julho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Julho 2014

Os principais títulos que marcam a actualidade de África nesta Quinta-feira
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Julho 2014

Os principais títulos que marcam a actualidade de África
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Julho 2014

Os principais acontecimentos de 22 de Julho no continente africano
Mais Vídeos